Carlos Honorato – (pontofinal@crloshonorato.com.br)
Pelo clima de hoje pela manhã (27), no Palácio da Alvorada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, continua firme e mais “empoderado”. Tanto que o presidente Jair Bolsonaro garantiu que ‘o homem que decide a economia do Brasil é um só e chama-se Paulo Guedes’.
Eleição na PF
Em função da polêmica na indicação do novo diretor-geral da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro deveria trabalhar para que no futuro o diretor seja eleito. Ficaria algo bem mais transparente do que nomear “amigos” da família. A denúncia feita pelo ex-ministro Sergio Moro de que o presidente desejava interferir “politicamente” no trabalho da Polícia Federal terminou ficando meio que explícita com a intenção de Bolsonaro querer colocar um amigo do filho investigado no cargo.
Recusar
Que tal em nome da transparência o delegado Alexandre Ramagem, atual diretor Agência Brasileira de Inteligência (Abin), recusar a indicação para diretor-geral da Polícia Federal? Afinal de contas, a indicação pode até ser barrada pelo Supremo Tribunal Federal.
Coronavírus
A polêmica em torno do pedido de demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e da nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal mostrou que o governo não parece muito preocupado com a pandemia do coronavírus. Lamentável.
Bobagem
O bate-boca entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, pelas redes sociais é algo pobre e de baixo nível.
Candidato
O Podemos, partido do senador Álvaro Dias (PR), lidera a fila dos que sonham em ter o ex-ministro Sérgio Moro como candidato à Presidência da República em 2022. Só que aliados do ex-ministro estão de olho em um lugar no PSDB, do governador de São Paulo, João Doria. Uma briga boa. Já no Congresso, a bancada lavajatista quer Moro candidato em 2022.
Impeachment
Ninguém aposta que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, (DEM-RJ), autorize abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. A explicação de Maia é bem simples: “O momento é de cautela”.
Bola fora
Ex-líder do PSL na Câmara, deputado federal Delegado Waldir, disse que o presidente Jair Bolsonaro iria “amarelar” na demissão do diretor-geral da PF. Errou feio.
Pesquisa
A avaliação do governo do presidente Bolsonaro não anda muito bem. Tanto que pesquisa XP/Ipespe – divulgada no sábado – mostra que para 42% dos brasileiros, a avaliação do governo é ruim ou péssima. A aprovação está em 31%.
Na fila
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu sinais de que não esqueceu do amigo e ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF). Na reunião sobre a divisão ou não do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bolsonaro foi contra uma alteração agora e avisou Fraga: “Ainda não chegou a sua vez”.
Saneamento
A Câmara Legislativa aprovou um projeto bem apropriado em tempos de pandemia de coronavírus. De autoria do deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), o projeto quer a implantação de saneamento básico, especialmente redes de água e esgoto, em caráter provisório, nos núcleos habitacionais de baixa renda, em processo de regularização, localizados em áreas de interesse social do DF.