Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)
As eleições para a Mesa da Câmara Legislativa do DF, prevista para o início de 2021 já altera a rotina da casa. Parte das medidas propostas pelos parlamentares para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus têm como alvo cacifar seus autores para essa disputa. Dos 24 parlamentares, cinco já demonstram intenções de participar da disputa. São eles, o atual presidente Rafael Prudente (MDB), Eduardo Pedrosa (PTC), Rodrigo Delmasso (Republicanos), Agaciel Maia (PL) e o atual líder do governo, Cláudio Abrantes (PDT). Embora a disputa ainda não tenha se tornado pública, nos bastidores a guerra já é franca. Nesse jogo, do pescoço para baixo é canela.
Alerta
Um deputado distrital deve ficar fora da disputa da eleição para a Mesa da CLDF. É que uma ação do MP pode barrar o sonho do parlamentar.
Shoppings
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), começa o debate para reabrir o comércio a partir de 3 de maio. Já teve reuniões com representantes de shoppings e discutiu condições especiais de funcionamento. Detalhe: tudo vai depender da evolução dos números no DF. Na Globo, o governador detalhou exigências rígidas para a abertura dos shoppings.
Confiante
Apesar do momento difícil, o governador Ibaneis Rocha (MDB) diz que o DF está preparado para o pico da doença, pois tem estrutura hospitalar suficiente e vai aumentar o número de testes. Confiante, Ibaneis prevê situação de normalidade no DF em junho.
Renda mínima
A aprovação da renda mínima de emergência no DF tende a ser um tiro no pé. Qualquer pessoa que desejar, nos limites estabelecidos, pode ter o abono federal de até R$ 1.200 reais. Ora, teria o mesmo trabalho para ter um auxílio menor do GDF. Esse dinheiro poderia ser usado na saúde, pois ninguém aqui ficaria sem assistência, já que o Governo Federal já está pagando o abono. Seria gastar dinheiro do orçamento próprio sem necessidade. O governo Federal pode emitir dinheiro. O GDF não. Veto à vista.
Recuperação
Ex-presidente da CEB no governo de Joaquim Roriz, Rogério Vilas Boas, ficou 15 dias na UTI em função do coronavírus. Com 15 quilos a menos, já está na fase de recuperação em casa.
Via Etiópia
Para conseguir trazer ventiladores e máscaras da China, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) montou uma rota alternativa pela Etiópia. Isto porque em março, o estado comprou um lote junto a uma empresa de Santa Catarina, mas o governo Bolsonaro bloqueou a transação e confiscou material para distribuir via Ministério da Saúde.
Terceirizados
O deputado Chico Vigilante (PT) estava preocupado com a a situação de trabalhadores terceirizados da Secretaria de Educação que corriam risco de ficar sem receber. “Faxineiros e merendeiras foram colocados em quarentena e burocratas do governo propuseram o corte de salários”, explicou. Só que houve a interferência do governador Ibaneis Rocha que, por meio de decreto, resolveu pagar os valores devidos e o vale alimentação aos trabalhadores.
Debates
O programa “Brasília em Debates”, do jornalista Jair de Farias, na Rede TV, entrevista no próximo domingo, às 13 horas, o presidente da Fecomércio, Chico Maia, em dobradinha com o deputado Júlio Cesar sobre sequelas sociais da crise e o secretário-adjunto da Saúde, Ricardo Tavares, sobre o Covid/19 no DF.
Entendimento
Há uma negociação para que o ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, assuma o mandato de deputado federal com a desincompatibilização da deputada federal Celina Leão para assumir a Secretaria de Esportes. Celina é atleta de futebol vôlei e deseja dinamizar o esporte em todo o DF. Os planos foram interrompidos em função da pandemia do coronavírus e o isolamento. Só que Celina deseja usar o tempo para se planejar e fazer um bom trabalho nas vilas olímpicas e em todos os setores do esporte no DF.
Luto
Faleceu na quarta-feira, vítima de coronavírus, um colega de turma de Engenharia do ex-governador José Roberto Arruda. Juarez Castrillon vivia no Rio e tinha 67 anos.