Cuidado com o sinal trocado

 Carlos Honorato  (pontofinal@carloshonorato.com.br)

Todo brasileiro precisa ouvir as autoridades de saúde em relação ao isolamento para o combate a pandemia do coronavírus. Jamais leve em conta o que o presidente Jair Bolsonaro fala em relação ao isolamento social. Ele está com o sinal trocado e só atrapalha o trabalho das autoridades sanitárias. Como bem alertou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, “quando você vê as pessoas entrando em padaria, supermercado, fazendo fila, piquenique isso é claramente uma coisa equivocada”.

Pandemia  

As medidas a serem implementadas no ápice da pandemia de coronavírus deverão ser detalhadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante uma sessão virtual do Senado. Segundo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o Senado está preocupado com o aumento das mortes e com a falta de testes e de respiradores.

Isolamento

Com o presidente Bolsonaro fazendo campanha contra o isolamento nas ruas da cidade, o DF caiu para o 4º lugar na taxa das unidades da Federação que mais cumprem o isolamento, segundo pesquisa da empresa On Line. O índice do DF chega a 62,5%.   

Chapa?

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, passou o final de semana como hóspede do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Isto foi o suficiente para a “Veja” sugerir que os dois estariam articulando uma chapa para 2022. Pura especulação?

Criminalização

Uma boa ideia. O senador Angelo Coronel (PSD-BA) quer criminalizar a elevação de preços, sem justa causa, em períodos como a pandemia de coronavírus. O projeto do senador muda o Código de Defesa do Consumidor, passando a vigorar novo artigo que determina detenção de 1 a 3 anos e multa para quem elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia.

Muy amigo   

O médico veterinário e ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, está sendo visto como “não confiável” depois da conversa vazada pela CNN Brasil em que ele detona o ministro as Saúde, Luiz Henrique Mandetta numa conversa com Osmar Terra. Virou uma espécie de “muy amigo”.

Ciumeira

O movimento do governador do DF, Ibaneis Rocha, em nomear a primeira-dama, Mayara Noronha, para a Secretaria de Desenvolvimento Social está gerando uma ciumeira danada entre os políticos, deputados distritais etc.

Máscaras

A exemplo de várias cidades chinesas, o governo do Mato Grosso baixou decreto determinando o uso obrigatório de máscaras por toda a população. A desobediência deverá gerar multas.

Intervenção

Com o sistema de saúde em colapso, o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Vianna, está defendendo uma intervenção federal na saúde do Estado. Em nota, o sindicato questiona a nova secretária de Saúde, importada de São Paulo. E dispara: “a nova titular da Susam tem ligações com políticos e empresas do setor de medicamentos, além de atuar firma na implantação de Organizações Sociais (OS), modelo de gestão hospital que lidera casos de corrupção em várias cidades do país”.

Alexânia

O ex-prefeito de Alexânia, Ronaldo Queiroz, saiu do MDB e desembarcou no PTB levando na bagagem as principais lideranças da cidade. O desafio agora é enfrentar o atual prefeito Allysson Silva (PPS) que disputará a reeleição. A ideia é articular um nome de consenso que deve sair do PTB, DEM ou PSC, que fazem parte da aliança que pretende conquistar a prefeitura de Alexânia nas próximas eleições.

Preços

Os supermercados estão remarcando os preços de forma rápida e semanal. Quem duvidar é só anotar os preços e conferir na semana seguinte. Pena que o Procon não faça esse trabalho de forma diária.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore