Em causa própria

Carlos Honorato ( pontofinal@carloshonorato.com.br)

O deputado distrital Fábio Félix Silveira (PSOL-DF) pediu a suspensão dos prazos prescricionais de processos, determinada no decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), que estabeleceu o Estado de Calamidade Pública no DF, seja tornada inválida. O pedido é muito pertinente, considerando que o parlamentar responde a um processo administrativo na Câmara Legislativa do DF por suspeitas de fraudar a folha de ponto.

Reabrir comércio

O médico veterinário e ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, levanta a possibilidade de o governo reabrir o comércio em diversas regiões do país após a Páscoa. Só que inúmeros médicos garantem que o isolamento social é uma forma eficiente para conter o novo coronavírus. E mais: reabrir o comércio favorece a disseminação da doença. Simples assim.

Articulação 

O Ministério da Saúde é hoje a estrela maior do fraco governo de Jair Bolsonaro. E para suportar as pressões o ministro Luiz Henrique Mandetta tem na articulação dois ex-deputados federais do DEM: Carlos Aleluia (Bahia) e Abelardo Lupion (Paraná). Mesmo distante dos holofotes, a dupla contribuiu de forma definitiva para o equilíbrio de Mandetta dentro do governo.

Sem paciência

Apesar de meio fora de forma e com muitos problemas com a Justiça, o ex-presidente Lula perdeu a paciência com o presidente Jair Bolsonaro, principalmente em relação a sua posição no combate a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à Associated Press, Lula foi claro: “A sociedade brasileira talvez não tenha paciência para esperar até 2022”.

Bom movimento

A nomeação da primeira-dama Mayara Noronha como secretária de Desenvolvimento Social do DF foi um bom movimento político do governador Ibaneis Rocha (MDB). Afinal, o ex-secretário Luis Ricardo Sousa Guterres era ligado ao ex-governador José Roberto Arruda e a deputada federal Flavia Arruda. É bom lembrar que Mayara está no lugar certo para um possível voo político.

Papuda

De acordo com a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal existem cinco casos confirmados do novo coronavírus em agentes de execução penal. Os servidores trabalham no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda. O Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) informou não ter registro de detentos com novo coronavírus.

 

 

Brasília em debates

A deputada federal Flávia Arruda (foto)  e o presidente do Sebrae-DF, Antonio Valdir,  serão os destaques do programa “Brasilia em Debates”, do jornalista Jair de Farias, neste domingo, às 13hs, na TV Brasilia. Debaterão as consequências da crise social criada pelo Covid-19 no DF.

 

 

 

Jogo duro

O prefeito de Parintins (AM), Bi Garcia (PSDB) está jogando pesado no combate ao coronavírus. Tanto que baixou um decreto que amplia o toque de recolher no município 370 km a leste de Manaus. Está proibido circular nas ruas entre 18h e 6h. Quem desobedecer pagará uma multa de R$ 300.

Ataques  

Como o previsto, o DEM já sabe que os ataques ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, partem de perfis bolsonaristas nas redes sociais. Mesmo assim, a ideia é que o ministro não peça demissão e evite qualquer tipo de confronto com o presidente Jair Bolsonaro. Afinal, até o momento Mandetta está vencendo o jogo.

Cristalina

O candidato a prefeito de Cristalina, Luiz Attié (Podemos), já organizou uma chapa de candidatos a vereador com 40 nomes. A maioria dos candidatos são tido como “puxadores de votos”.

Isenção de água e luz  

As concessionárias de serviço público de energia elétrica, água potável e esgotamento sanitário isentarão do pagamento, por um período de 90 dias, todos os consumidores do Distrito Federal que pagam a tarifa mínima. A medida consta de substitutivo aos projetos de lei 1.063/2020 e nº 1.090/2020, de autoria dos deputados Martins Machado (Republicanos) e Agaciel Maia (PL), respectivamente, aprovado em primeiro turno pelos distritais durante a sessão extraordinária remota da Câmara.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore