Carlos Honorato – pontofinal@carloshonorato.com.br
Na briga pelo patrimônio financeiro do ex-governador Joaquim Roriz, principalmente pelo lado da ex-deputada distrital Liliane Roriz, parecem ter se esquecido da matriarca Weslian Roriz, que durante o casamento de mais de 50 anos com Joaquim Roriz construiu todo patrimônio. O dinheiro cega as pessoas.
Lembrança
Apesar do polêmico comportamento da ex-deputada Liliane Roriz na briga pela herança de Joaquim Roriz, ela é testemunha do MPDFT na chamada Operação Drácon.
Político do ano
O Clube dos Repórteres Políticos de Goiás escolheu o governador Ronaldo Caiado como o de Político do ano e o de Gestor do ano de 2019. Já a deputada Flávia Morais (PDT) foi eleita a Congressista do ano; o deputado Lissauer Vieira (PSB), o Deputado estadual do ano; e os vereadores Cristina Lopes, Luís Kitão e Welington Peixoto empataram e, portanto, levaram o título de Vereador do ano.
Na fila
O presidente Jair Bolsonaro já pode contar com mais um aliado para ocupar um cargo no primeiro escalão do governo. É que o seu amigo e ex-deputado federal Alberto Fraga acaba de ser inocentado por unanimidade pela 2ª Vara Criminal do TJDFT. Ele foi acusado de receber propina quando era secretário de Transportes no governo de José Roberto Arruda. Esse foi o 2º processo vitorioso do aliado de Bolsonaro na Justiça, o que pode aproximá-lo da Esplanada.
Sem apoio 1
Sem apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), o pré-candidato a prefeito de Valparaíso e secretário para o Entorno de Brasília do GDF, Paulo Roriz, está pensando em desistir da disputa eleitoral.
Sem apoio 2
Pesa na decisão a falta de estrutura do DEM em Valparaíso, rejeição ao seu nome por ter sido ‘importado’ de Brasília e a falta de entusiasmo dos eleitores são os principais motivos para a desistência.
Sem apoio 3
Um amigo e apoiador dele disse comentou que “o Paulo já conversou com o governador do DF, Ibaneis Rocha sobre a desistência”. O comentário na cidade é que Caiado está propenso apoiar Afrânio Pimentel do PP de Alexandre Baldy que está bem avaliado em pesquisas.
Articulando
O ex-vice-governador Renato Santana (PSD) tem intensificado suas conversas nos bastidores já pensando nas próximas eleições. Ele foi visto na sede da Fundação Ulysses Guimarães num descontraído bate-papo com o ex-deputado Tadeu Filippelli (PMDB), que espera assumir por seis meses a vaga da deputada federal Celina Leão.
Trabalho
O secretário de Trabalho, Thales Mendes, não se limita ao trabalho de gabinete. Para conhecer a demanda do mercado e elaborar políticas públicas voltadas para o mundo do trabalho, ele tem saído a campo e dialogado com o setor produtivo. Thales já visitou o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).
Isenção de IPVA
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) pediu ao GDF a isenção do IPVA às pessoas com deficiência auditiva. A indicação nº 3.395/2020, que altera o dispositivo no inciso V, do art. 2º, da Lei nº 6.466, de 27 de dezembro de 2019, sugere a isenção do imposto a um único veículo de propriedade da pessoa com a deficiência. Atualmente, a Norma isenta às pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista.
Inovação tecnológica
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) acredita na importância da governança como fator imprescindível para a inovação tecnológica e para o futuro do Brasil. E mais: o Estado brasileiro precisa implantar um sistema de governança estável, centralizado em um único órgão, que elabore e implemente políticas públicas mais eficientes — e esse órgão tem de estar próximo da Presidência da República.
Seguro-desemprego
A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, preocupa o senador José Serra. Tanto que protocolou projeto que permite ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) prolongar o seguro-desemprego em casos epidemiológicos emergenciais. A medida segue recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir os danos sociais e econômicos de surtos como o atual.