Motoristas de aplicativo protestam por mais segurança após mortes de colegas

 Motoristas de aplicativo do DF protestam por mais segurança após mortes de colegas — Foto: Carolina Cruz/G1

Motoristas de aplicativo do DF protestam por mais segurança após mortes de colegas — Foto: Carolina Cruz/G1

Motoristas de aplicativo fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (10) para reivindicar mais segurança no transporte. Em carreata, os carros saíram do Palácio do Buriti, por volta das 10h, com destino à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Até a última atualização desta reportagem, os veículos ocupavam duas faixas do Eixo Monumental. A manifestação ocorre um dia após o assassinato de dois motoristas de Brasília.  Informações do G1.

Neste domingo (9), um condutor de 27 anos foi encontrado morto, ao lado do carro que dirigia, no Sol Nascente. Túlio Russel César apresentava um ferimento na cabeça. Em menos de 24 horas, a Polícia Militar localizou, no Entorno do DF, o corpo de mais um motorista – o sargento reformado da PM Ângelo Sebastião de Ávila, de 71 anos.

“Queremos lembrar que somos mais de 49 mil trabalhadores”, disse o líder do movimento, Manuel Scooby. “Não somos qualquer trabalhadores, representamos uma das maiores categorias do transporte urbano.”

O G1 entrou em contato com as empresas de aplicativo cadastradas em Brasília e aguardava um posicionamento até a publicação desta reportagem.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que está “preocupada” com a situação. “Burlando esse princípio [de confiança], criminosos têm se valido das facilidades desse tipo de serviço para cometer crimes”.

“Desde o ano passado, a SSP tem convocando reuniões com representantes das empresas de aplicativos de transporte, com o objetivo de que sejam apresentadas soluções para reduzir a vulnerabilidade dos profissionais e passageiros que utilizam este serviço”, diz trecho do comunicado.

Reivindicações

Após a carreata, o grupo de motoristas pretende entregar uma pauta de reivindicações ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

No documento, os manifestantes incluíram oito pontos principais que, segundo a categoria, precisam ser revistos para, assim, levar mais segurança ao serviço de transporte. Veja itens da pauta:

  • Cadastro do usuário com foto obrigatória no perfil
  • Reconhecimento facial do passageiro anterior ao início da corrida
  • Redução do tempo de espera atual (5 minutos) para 1 minuto
  • Não encaminhamento de passageiro suspeito para outro motorista parceiro, em virtude de cancelamento
  • Instalação de um sistema de segurança e/ou kit de segurança, no veículo do motorista parceiro, não apenas no aparelho celular
  • Liberação da conta do aplicativo no aparelho celular do usuário, principalmente para passageiros, por meio de senha de segurança para uso pessoal que seja bloqueável
  • Criação de delegacias e/ou departamento policial especializado em crimes contra motoristas de App
  • Obrigatoriedade de apresentação do destino real, especificado e detalhado com CEP sobre as corridas solicitadas aos motoristas parceiros e deliverys.

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore