Governador do DF veta criação de praça Marielle Franco

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vetou nesta quarta-feira (22) a lei que previa a criação de uma praça em homenagem a vereadora assassinada Marielle Franco. Na justificativa do veto, Ibaneis defendeu que não há interesse público na criação do espaço.

“Não obstante tenha ciência dos relevantíssimos serviços prestados pela Vereadora Marielle Franco às comunidades da cidade do Rio de Janeiro, não há relação entre o nome da vereadora e o Distrito Federal a justificar a denominação”, defende o governador.

Ibaneis afirma que o projeto não demonstrou “a relevância para o interesse público da população do Distrito Federal”. Ele acrescenta que existe uma “tradição” no DF de homenagear pessoas que tenham servido diretamente à comunidade local.

O projeto que criava a praça foi apresentado pelo deputado distrital Fábio Felix, correligionário de Marielle no Psol. A homenagem seria localizada na frente da estação de metrô da Galeria dos Estados, região central de Brasília.

Felix afirma que não esperava o veto e que vai tentar revertê-lo. Ele classifica o entendimento do governador como “lamentável e absurdo”. “Diferentemente do que ele fala, a cidade tem vários monumentos homenageando personalidades brasileiras. É lamentável que uma defensora dos direitos humanos não tenha espaço na capital da República”, afirma, citando a praça Zumbi de Palmares e a praça cantor Leandro, que fazia dupla com Leonardo. (Congresso em foco)

 

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore