Agência Brasil
A renovação dos membros do TSE era fundamental para dar credibilidade ao novo processo eleitoral, uma vez que os antigos integrantes estão sob investigação do Ministério Público. Cinco deles estão em prisão preventiva e uma tem paradeiro desconhecido.
Depois que os novos membros forem empossados, o TSE terá 48 horas para anunciar a convocação de novas eleições gerais, a serem realizadas em, no máximo, 120 dias. A Bolívia retornará às urnas para eleger presidente, vice-presidente e legisladores nacionais.
O processo para os cargos do TSE começou no dia 28 de novembro, com a aprovação do Regulamento de Seleção e Eleição de Vogais. Na primeira etapa, 502 candidatos se inscreveram para as vagas. Na segunda etapa, parlamentares tanto de situação quanto de oposição avaliaram os candidatos, sendo que 306 foram habilitados. Na semana passada, entre 10 e 12 de dezembro, foi feita avaliação de méritos e entrevistas com os candidatos.
Em sessão no Congresso nesta madrugada, os parlamentares votaram (voto secreto) e elegeram os seis titulares e os seis suplentes para os cargos de novos membros do TSE. Os suplentes são Carlos Gómez Rojas, Pablo Zuleta Sánchez, Edwin Armata Balcazar, Noemí Uriarte, Yajaira San Martín e Nelly Arista Quispe.