O diretor do Hospital Regional do Gama (HRG), André Luiz Zamuner, foi exonerado do cargo. O ato, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (6). No lugar dele, assume Allan Wllisses de Moraes dos Duailibe Barros.Questionada sobre a medida, a Secretaria de Saúde informa que “cargos comissionados são de livre provimento. Nomeações e exonerações ocorrem de acordo com a avaliação das chefias e do governo”. Informações do G1.
A exoneração ocorre pouco menos de um mês após a divulgação de vídeos que mostravam a superlotação na sala vermelha da unidade. Em 10 de maio, o G1 mostrou que duas pacientes dividiam uma só maca no local.
À ocasião, nove pessoas ocupavam um espaço designado para seis. A Secretaria de Saúde do DF confirmou que o hospital atendia “muito acima da sua capacidade”.
Trocas constantes
Esta é, pelo menos, a quinta exoneração na diretoria de hospitais públicos do DF desde o início do da gestão do governador Ibaneis Rocha. O primeiro caso ocorreu em março, quando o chefe do Palácio do Buriti demitiu um diretor do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), após a divulgação de vídeo que mostrava médicos em uma sala de repouso enquanto pacientes aguardavam atendimento.
No mesmo mês, o diretor do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) foi exonerado após suposto “boicote” ao governo. Ainda em março, o GDF também demitiu o diretor do Hospital Regional de Santa Maria. Já em maio, a chefe do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) foi dispensada depois que uma paciente morreu sem conseguir atendimento no local.
“Nós tivemos o caso muito específico do Hran. Fizemos uma substituição e temos no diretor e no superintendente pessoas muito comprometidas e que estão trazendo resultados excelentes.”