Por Pedro Alves, G1
![Deputado Wellington Luiz em sessão — Foto: TV Globo/Reprodução Deputado Wellington Luiz em sessão — Foto: TV Globo/Reprodução](https://s2.glbimg.com/yAqpFEN_fU99jNUOQSWLy-jp13A=/0x0:1920x1080/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/7/x/A0oejAQyaHINfGhwH25Q/deputado.png)
Deputado Wellington Luiz em sessão — Foto: TV Globo/Reprodução
O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) absolveu o ex-deputado distrital Wellington Luiz (MDB) de acusações de dispensa ilegal de licitação e peculato. A decisão, proferida nesta terça-feira (21), foi unânime.
O ex-parlamentar foi denunciado pelo Ministério Público do DF em 2014. Segundo a acusação, Wellington Luiz teria usado dinheiro público para patrocinar uma viagem dele e do time de futebol Guaraense.
O G1 tenta contato com a defesa do político.
Denúncia
A denúncia afirmava que, entre 2012 e 2013, o ex-distrital teria simulado a contratação de uma empresa ligada ao Guaraense para a prestação de serviços de treinamento e capacitação a atletas do Varjão. O contrato seria firmado por R$ 105 mil e previa o uso de emendas parlamentares de Wellington Luiz.
O Ministério Público pedia a condenação do ex-distrital pelos crimes de dispensa ilegal de licitação e peculato.
Defesa
O ex-deputado Wellington Luiz, por sua vez, afirmou não ter cometido nenhum tipo de crime e disse que o MP não apresentou provas para dar suporte às acusações. A defesa dele pediu ainda o envio do caso para a primeira instância, já que ele não é mais parlamentar e perdeu o direito ao foro privilegiado junto ao Conselho Especial do TJDF.
Ao analisar o caso, a Corte entendeu que, como a ação já estava pronta para julgamento, ela deveria ser apreciada pelo Conselho Especial. Em relação às acusações, os desembargadores concordaram com a tese de Wellington Luiz e concluíram que o Ministério Público não conseguiu comprovar o envolvimento dele com irregularidades.
Histórico
O ex-deputado distrital Wellington Luiz foi eleito pela primeira vez para a Câmara Legislativa em 2010. Permaneceu no cargo por dois mandatos e tentou um terceiro nas eleições do ano passado, mas não teve sucesso.