Por G1 DF e TV Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/h/i/cyGXHJSqaHdoutzOIwqw/39711404650-b3bbaf53ce-k.jpg)
Corredores do Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal — Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Um paciente contaminado por superbactéria foi isolado no Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde confirmou a informação nesta terça-feira (7). Resultados dos exames indicaram contaminação pela Klebsiella pneunoniae (KPC). O G1 perguntou, mas até a publicação desta reportagem a pasta ainda não tinha divulgado a idade do paciente e desde quando ele está internado na unidade de saúde.
Segundo a secretaria, o isolamento é um procedimento normal nesses casos e não há restrições para atendimento a outros pacientes. A medida, no entanto, implica uso de roupas e luvas descartáveis, lavagem rigorosa das mãos, além de outras normas já adotadas em UTIs.
Resistente a antibióticos, a superbactéria pode levar à morte. “Superbactéria” é um termo que vale não só para um organismo, mas para bactérias que desenvolvem resistência a grande parte dos medicamentos.