Por Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil
Imagens do incêndio mostram uma grande coluna de fumaça que erguida em decorrência do fogo. Autoridades francesas tratam o caso oficialmente como um acidente.

Um incêndio atinge desde o início da tarde de hoje (15) a Catedral de Notre-Dame, no centro de Paris. A fumaça pode ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa. – Reuters/Benoit Tessier/Direitos Reservados
Itamaraty
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, lamentou o incêndio.
“O governo brasileiro tomou conhecimento com grande pesar do incêndio que atingiu a Catedral de Nossa Senhora de Paris (Notre-Dame), um dos maiores símbolos da fé cristã e da cultura Ocidental, além de verdadeira obra-prima da arquitetura gótica, admirada mundialmente pela beleza de seus tesouros, que celebraram seus 850 anos de história em 2013.”
Notre-Dame é uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo. Ela foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831. Anualmente, ela recebe cerca de 13 milhões de visitantes.