Venezuela enfrenta quarto dia de blecaute com alimentos apodrecendo nas lojas

Irritados, os venezuelanos fizeram filas para comprar água e combustível neste domingo (10), no quarto dia de apagão que atinge todo o país. Sem energia elétrica, alimentos estão apodrecendo nas lojas, casas sofrem com falta de água e telefones celulares não têm sinal.

As autoridades conseguiram fornecer apenas acesso desigual de energia desde que o blecaute começou na quinta-feira (7), no que o presidente Nicolás Maduro chamou de ato de sabotagem apoiado pelos Estados Unidos, mas os críticos insistem que é o resultado da incompetência e da corrupção.

Colapso econômico

Sem uma explicação oficial do problema ou do prazo provável para resolvê-lo, os venezuelanos estão agora preocupados com a possibilidade de que o apagão se estenda indefinidamente.

A pior queda de energia da histórica do país ocorre no momento em que Maduro enfrenta um colapso econômico hiperinflacionário e uma crise política sem precedentes. Em janeiro, o líder da oposição Juan Guaidó invocou a constituição para assumir a presidência depois de declarar a reeleição de Maduro em 2018 como uma fraude.

Em Caracas, moradores irritados do bairro de Chacao montaram barricadas ao longo de uma avenida principal e em ruas laterais para protestar contra a contínua paralisação.

“A comida que tínhamos em nossas geladeiras estragou, as empresas estão fechadas, não há comunicação, nem mesmo pelo celular”, disse Ana Cerrato, 49, comerciante, diante de uma pilha de arame farpado e detritos. “Nenhum país pode suportar 50 horas sem eletricidade. Precisamos de ajuda! Estamos em uma crise humanitária!”

Filas em postos de combustível se formavam enquanto os motoristas aguardavam para abastecer com gasolina, e famílias ficaram debaixo do sol para comprar água potável, que não está disponível para a maioria dos moradores cujas casas não têm energia.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore