
Por G1 DF e TV Globo
O serviço de trem de passageiros será utilizado em Brasília pela primeira vez no século 21 a partir de março, segundo o governo do Distrito Federal, a partir do lançamento da linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) entre Valparaíso (GO) e a capital.
A fase de testes com público vai durar de março a agosto. Neste período, serão duas viagens de 45km por dia, cada uma com capacidade para 600 pessoas: de manhã, o trem sairá de Valparaíso rumo à Rodoferroviária de Brasília; à tarde, fará o caminho inverso.
O volume de passageiros transportados na fase de testes corresponde a 0,75% da demanda estimada da região. Segundo o governo, 80 mil pessoas se deslocam diariamente entre Brasília e o Entorno Sul (Cidade Ocidental, Jardim Ingá e Luziânia e Valparaíso).
O projeto tocado pela recém-criada Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF estima que a viagem será realizada em aproximadamente 1h30.
Hoje, segundo passageiros, a viagem por ônibus ou carro de passeio entre estes dois pontos leva de 50min a 1h40 no horário de pico; sem trânsito, é possível fazer o trajeto em menos de 40min.
Detalhes da operação
O trem que fará os testes do VLT sairá do Recife até 20 de janeiro e deve chegar a Brasília até o fim do mês, segundo o governo. Serão três vagões, totalizando 18 metros de comprimento, movidos a óleo diesel.
O veículo pode chegar a 76km/h. No entanto, durante o período de testes, haverá redução de velocidade para 30km/h em alguns trechos, devido à quantidade de curvas fechadas na linha férrea.
Durante a fase de testes, não haverá paradas intermediárias ao longo da viagem.
O governo não informou qual será a capacidade diária de passageiros depois de agosto, quando acabar o período de testes. Também não disse qual será o ponto de partida do VLT em Valparaíso.
Memória
Desde 1991, quando foi desativada a linha de passageiros Brasília–Goiânia, a malha ferroviária do Distrito Federal recebe apenas transporte de cargas.
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Trem de passageiros que fazia trajeto Goiânia–Brasília foi desativado em 1991 — Foto: IBGE/Arquivo
Por 15 anos, o trem que chegava de Goiás tinha como ponto final a Rodoferroviária de Brasília – mesma estrutura que receberá o VLT vindo de Valparaíso.
Com o encerramento da linha férrea, a Rodoferroviária passou a funcionar apenas para ônibus, se tornando o principal terminal rodoviário interestadual da capital.
Em 2010, a partir da inauguração da Rodoviária Interestadual de Brasília, o terminal também parou de receber esse tipo de serviço e acabou desativado. Hoje, o prédio abriga a Secretaria de Justiça, a Agência Reguladora de Águas (Adasa) e o Transporte Urbano do DF (DFTrans).