Por G1 DF
Comemoração de Ano Novo altera funcionamento de serviços públicos, trânsito e espaços culturais. — Foto: depositphotos
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, feriado de Ano Novo, os serviços públicos, pontos turísticos e equipamentos culturais terão funcionamento especial no Distrito Federal (veja abaixo).
A rotina também será impactada pelas cerimônias de posse do novo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), na terça-feira (1º). Haverá reforço nos esquemas de segurança e alterações no trânsito na capital federal a partir do dia 29 de dezembro.
Trânsito
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, a partir do dia 29 de dezembro, à 0h, o trânsito será impactado.
Dia 29 de dezembro: Eixo Monumental fechado nos dois sentidos (N1 e S1) para veículos. Pedestres poderão circular normalmente pelas vias.
Dia 30 de dezembro: Vias N2 e S2 (paralelas ao Eixo Monumental, que dão acesso aos anexos presidenciais pelos dois lados da Esplanada) serão fechadas para veículos, e apenas pessoas credenciadas poderão circular.
Dia 31 de dezembro: A partir das 10 horas de 31 de dezembro, o tráfego na Ponte Costa e Silva será alterado. Quem for sair do Lago Sul em direção ao Plano Piloto deverá transitar pela faixa central, pois a faixa da direita será exclusiva para veículos autorizados. O acesso à L4 Sul, pela tesourinha da Costa e Silva. O motorista que quiser entrar na L4 Sul, no sentido Asa Norte, vai precisar fazer o retorno pelo viaduto.
Dia 1 de janeiro: A partir das 8h da manhã, parte da via L4, sentido Norte-Sul, entre a Procuradoria Geral da República e a Vila Planalto, também será bloqueada. Já no sentido Sul-Norte, o trânsito não será impactado.
O acesso à via L4 pela Ponte JK será bloqueado, e o motorista terá que usar o desvio pelo Setor de Clubes Sul. Além desses bloqueios, a ligação entre L2 Norte e L2 Sul também será fechada.
Serviços p úblicos
BRB: As agências e as unidades do BRB Conveniência estarão fechadas em 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Delegacias: Na terça-feira (1º), as delegacias funcionarão em esquema de plantão. No dia 31, todas as unidades da Polícia Civil do DF funcionarão das 8 às 14 horas. Após esse horário, o atendimento passará para o esquema de plantão policial e será realizado pela Delegacia Eletrônica, pelas Centrais de Flagrante e pelo telefone 197.
Detran-DF: As atividades de fiscalização e de engenharia de trânsito funcionarão normalmente. Porém, nos dias 31 e 1º, o Departamento de Trânsito não realizará atendimento ao público. Os usuários que necessitarem dos serviços de emissão de documentos poderão procurar o atendimento do Detran somente nas unidades do Na Hora, abertas até as 13h de segunda (31).
Hemocentro: Durante o período de réveillon, o Hemocentro funcionará das 7h às 12h horas no dia 31. No dia 1º de janeiro, não haverá expediente. Na quarta-feira (2), a instituição retoma o atendimento normal, de 7h às 18h.
Na Hora: Os postos funcionam de 7h às 14h no dia 31, e fecham para o público no dia 1º. No dia 2, o atendimento volta ao normal.
Saúde: Na saúde, ambulatórios e unidades básicas de saúde (UBS) interrompem os atendimentos às 14h na segunda (31), e continuam fechados na terça (1º).
Em emergências, hospitais regionais e unidades de pronto atendimento o funcionamento é normal. Na quarta (2), toda a rede pública de saúde volta a funcionar normalmente a partir das 8h.
Secretaria de Fazenda: Na terça (1º), as agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156 não funcionam.
Pedidos de segunda via de boletos de impostos podem ser feitos pelo site da secretaria no período mas, com o feriado, o tempo de espera pode ultrapassar as 72 horas usuais. No dia 31, o horário de atendimento na central telefônica funciona das 7h às 13h. Já as agências de atendimento abrem das 9h às 13h.
Aeroporto
Devido a posse presidencial, o Aeroporto de Brasília terá a segurança reforçada no feriado de Ano Novo. A Inframérica informou que a expectativa é uma movimentação aérea de 2.310 pousos e decolagens no período e uma movimentação maior no dia 1º de janeiro.
Por isso, a empresa recomenda que os passageiros cheguem para os voos com, pelo menos, duas horas de antecedência para embarques domésticos e três horas para os internacionais.
Transporte
Metrô: Na segunda-feira (31), o Metrô circula das 6h às 22h. Em 1º de janeiro, o funcionamento vai de 7h às 20h. Em ambos os casos, não haverá reforço na quantidade de trens.
Ônibus: No dia 31, a tabela será a mesma de sábado (29), com reforço, das 22 às 2 horas. A Linha 103.1, que realiza o trajeto circular entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Pontão do Lago Sul, será reativada para atender as pessoas que irão passar a virada do ano na Prainha (Praça dos Orixás). A partir das 13 horas, haverá uma viagem por hora com saída da rodoviária do Plano. Das 18 às 21 horas, serão duas viagens a cada 60 minutos. A passagem custa R$ 2,50.
Já no dia 1º, a circulação de ônibus funcionará com a tabela usada nos domingos, com reforço para a Esplanada dos Ministérios — das 9 às 12 horas e das 16 às 19 horas —, devido à posse do novo presidente da República, Jair Bolsonaro.
Pontos Turísticos
Catetinho: Não vai funcionar nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O funcionamento voltará ao normal na quarta-feira (2), das 9 às 17 horas.
Jardim Botânico: Estará fechado para visitação no feriado de Ano Novo.
Jardim Zoológico: O Zoo vai funcionar normalmente, das 8h30 às 17 horas. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças com até 5 anos de idade e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
Memorial dos Povos Indígenas: Na segunda (31) funcionará das 9 às 12 horas, mas na terça-feira (1) vai estar fechado.
Museu Nacional: Não funciona nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Museu Vivo da Memória Candanga: Na véspera do Ano Novo (31), o museu estará aberto das 9h às 14h. Já na terça (1) ficará fechado.
Torre de TV: O ponto turístico está fechado para manutenção.
Torre de TV Digital: Devido a posse do presidente da República, a Torre de TV Digital estará fechada nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Bibliotecas
Biblioteca Nacional de Brasília: O atendimento da biblioteca continua fechado e será normalizado dia 2 de janeiro.
Biblioteca Pública de Brasília: O atendimento será normalizado dia 2 de janeiro. A biblioteca está de recesso desde o dia 23 de dezembro.
Espaços Culturais
Casa do Cantador: Fechada até terça (2).
Centro Cultural Três Poderes: Fechado até terça (2).
Cine Brasília: Fechado até terça (2).