Por Heloisa Cristaldo – Agência Brasil
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.](http://imagens.ebc.com.br/TLqzWl89NbCYg7Q5eeDFb-i8jms=/754x0/smart/http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/edit_mcmgo_abr20180818_1356.jpg?itok=GobZyC55)
O ministério informou, no entanto, que o número de casos novos vem caindo nos estados do Amazonas e de Roraima desde agosto. As informações foram repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde ao atualizar os dados sobre a doença no país.
Dos mais de 7 mil casos que estavam em investigação no Amazonas, apenas nove continuam sendo avaliados. No Amazonas, a confirmação dos casos desta semana refere-se a notificações acumuladas, principalmente dos meses de julho e agosto. Em Roraima, a maior concentração de casos ocorreu entre fevereiro e abril deste ano.
Desde o início do ano, o Ministério da Saúde encaminhou aos Estados de Rondônia, do Amazonas, de Roraima, do Pará, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Pernambuco e de Sergipe, bem como ao Distrito Federal, 14,8 milhões de doses da vacina tríplice viral para atender à demanda dos serviços de rotina e à realização de ações de bloqueio, além da intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo.