Um dos mais tradicionais da capital federal, o Hotel Nacional de Brasília foi colocado à venda em leilão pela 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Os lances para arrematar o estabelecimento quatro estrelas começam em R$ 129,64 milhões e podem ser oferecidos até 12 de novembro.
Com 10 andares e 347 apartamentos, o hotel é avaliado em R$ 185,20 milhões. A venda dele é para pagar dívidas da empresa falida Petroforte, que já foi uma das principais distribuidoras de combustível do país. Só a suíte presidencial é composta por quatro quartos, quatro closets, mesa de reuniões, bar e sala de jantar.
O hotel fica próximo ao Eixo Monumental, uma das vias mais importantes da cidade. Ele foi inaugurado em 21 de abril de 1961, um ano após o “nascimento” de Brasília. Rapidamente, ficou com status de principal ponto de encontro da elite política e social da capital, recebendo políticos, diplomatas e celebridades.
A rainha Elisabeth II e o marido, príncipe Phillip, se hospedaram nele em 1968 durante a visita ao Brasil. Também ficaram no hotel o presidente francês Charles De Gaulle, e os americanos Jimmy Carter e Ronald Reagan. (G1)