O candidato Rogério Rosso (PSD) ficou em terceiro lugar, com 11,24%. Os votos brancos somam 3,94% e os nulos, 6,72%. A abstenção ficou em 18,73%.
Festa durante a apuração
Ao lado de apoiadores, amigos e família, Ibaneis acompanhou a apuração das urnas na sede do Clube dos Advogados de Brasília. Um telão mostrava ao vivo a contagem dos votos. Todos estavam em clima de festa, comemorando o bom desempenho do candidato do MDB.
Em discurso, Ibaneis agradeceu o apoio. Aproveitou, também, para alfinetar os adversários. “Essa história de os candidatos saírem às ruas e achar que são donos dos votos das pessoas acabou. Isso ficou no passado. Aqui não tem mais voto do [ex-governador do DF] Arruda, de A, B ou C”, declarou.
No calor do momento, ele disse dispensar aliança com os concorrentes derrotados e afirmou que adotará a mesma estratégia das últimas semanas: muita bateção de perna pelas ruas do DF. “Meu povo está sofrido. Quero recuperar a saúde, a educação e a segurança. Hoje, tenho que comemorar mais um pouco, porque tenho de pensar no segundo turno”, comentou.
Já Rollemberg acompanhou a apuração na casa da mãe, Dona Teresa, na 206 Sul. O governador também celebrou com apoiadores a chegada à etapa final da disputa. Após ser confirmado no segundo turno, ele afirmou que o grande desafio do momento “é unir as mulheres, os homens e as pessoas de bem para fazer de Brasília uma referência nacional em políticas públicas”, disse.
Questionado sobre possíveis alianças, Rollemberg avaliou que quer ao lado dele “pessoas de bem”. “Nesses quatro anos, aprendi que é impossível fazer sozinho. É preciso deixar as diferenças e divergências ideológicas de lado para colocar em primeiro plano o interesse da população de Brasília.” Como estratégia, prometeu “falar a verdade e servir Brasília”.
O segundo turno do pleito de 2018 ocorre no próximo dia 28. As sessões eleitorais serão abertas às 8h e fecharão às 17h.
Estreante na política, o advogado Ibaneis Rocha Barros Junior foi presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2013 e 2015. Atualmente, ele é membro do Conselho Federal da OAB-DF. Nascido na capital federal, o emedebista tem pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho e Processo Civil. Ibaneis é dono do próprio escritório de advocacia, em Brasília.
O candidato foi responsável por uma das surpresas eleitorais ao longo das últimas semanas, subindo de quinto colocado nas pesquisas de intenção de voto para primeiro colocado. Entre 2007 e 2010, ele foi secretário-geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB. Ibaneis é pai de três filhos e tem 47 anos.
O atual governador Rodrigo Rollemberg é formado em História e iniciou sua carreira política ainda no movimento estudantil. Membro do PSB desde 1985, foi deputado distrital por dois mandatos, deputado federal entre 2007 e 2010, quando foi eleito senador. Em 2014, deixou o Senado para se candidatar ao governo do DF, vencendo no segundo turno. Pai de três filhos, Rollemberg tem 59 anos. Entre 2004 e 2006, foi secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. Com informações da Agência Brasil e Metrópoles.








