PSOL anuncia candidatura de Fátima Sousa ao governo do DF

Psol oficializa candidatura ao governo do DF

Psol oficializa candidatura ao governo do DF

O PSOL lançou neste sábado (28), em Brasília, a enfermeira e professora Fátima Sousa, 57 anos, como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2018. O encontro do diretório regional do partido foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pela manhã. Fátima chegou ao local às 8h30 e foi saudada por correligionários. “Estou empolgadíssima. Vamos ganhar. Agora as eleições começam a se definir um pouco melhor. Mas nós dos PSOL sempre tínhamos clareza daquilo que iríamos propor”, afirmou Fátima. Informações do G1.

A vice-candidata na chapa é a assistente social Keka Bagno, também filiada ao PSOL. Em vez de vice, o partido usa o termo “co-governadora” para designar a posição de Keka.

“Isso começou em 2016, na campanha de [Marcelo] Freixo no Rio de Janeiro. A perspectiva é trazer uma horizontalidade, uma coletividade. Tem duas pessoas com perfis bem diferentes, mas que se complementam”, disse Keka.

Durante a convenção, o partido também lançou os nomes de Marivaldo Pereira e Chico Sant’anna ao Senado.

O que diz a candidata

No primeiro discurso como candidata ao Palácio do Buriti, Fátima Sousa afirmou que pretende focar em cinco grandes eixos. “Bem viver, cuidar das pessoas, economia a serviço da população, direito a cidade e povo governa”, explicou.

Nestes cinco pilares, ela declarou que entram políticas públicas gerais de saúde, educação, segurança, mas também pontos específicos como parto humanizado, agricultura familiar, assistência a moradia e possibilidade de moradores poderem escolher os administradores regionais.

Trajetória

Nascida em São José da Lagoa Tapada (PB), Maria Fátima de Sousa é enfermeira, mestra em ciências sociais e doutora honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba. Tem doutorado em ciências da saúde pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado na mesma área concluído no Canadá.

Professora de saúde coletiva na UnB, foi a primeira coordenadora do mestrado profissionalizante na área. Segundo a biografia divulgada pelo PSOL, Fátima tem prêmios concedidos por órgãos pan-americanos, como a Opas, e a medalha Dom Helder Câmara, concedida pelo Ministério da Saúde.

Entre 2014 e 2018, atuou como diretora da Faculdade de Ciências de Saúde da UnB. Filiada ao PSOL desde abril de 2017, Fátima Sousa nunca disputou eleição para cargo político.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore