De quarta a sexta-feira (2 a 4 de maio), o mutirão de manejo ambiental do Governo de Brasília chega à Candangolândia. O objetivo é recolher inservíveis em toda a região para fazer uma limpeza na cidade e erradicar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Durante os dias programados para a coleta, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) passarão pela cidade recolhendo os objetos descartados pela população. Na semana passada, a Diretoria de Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, com apoio da Administração Regional, solicitou aos moradores da cidade que colocassem materiais inservíveis do lado de fora de suas residências justamente para que seja feita essa coleta pelas equipes da Novacap e SLU.
Essa é a 6ª edição da força-tarefa, que já passou por Sobradinho II, Fercal, Planaltina, Vila Planalto e Varjão. Até o momento, já foram retiradas mais de 400 toneladas de entulhos das ruas. Para a operação na Candangolândia, serão destacados 20 servidores, com o apoio de cinco caminhões e uma pá carregadeira.
Com o manejo, o foco é seguir reduzindo os números de prováveis casos de dengue. Até esta penúltima semana de abril, foram seis registros, mesmo número do ano passado, mas bem menos se comparado a 2016, quando foram diagnosticados 139 casos no mesmo período.
Participam da operação: Secretaria das Cidades, Administração Regional da Candangolândia, Novacap, Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde e Serviço de Limpeza Urbana (SLU).