Região Metropolitana de Belém teve 72 mortes em uma semana

 Região Metropolitana de Belém  teve 72 mortes em uma semana (Foto: )

Em Americano, 21 presos e um agente prisional morreram em tentativa de invasão divulgação

Entre  domingo (8) e esta sexta-feira (13), Belém registrou a ocorrência de 72 homicídios. Segundo a Agência Brasil, desses, 50 mortos foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup). Mas a secretaria não incluiu nessa estatística os 22 mortos durante ataque ao presídio de Americano, em Santa Izabel, que também é da Região Metropolitana da capital.

Segundo a Segup, desde segunda-feira (9) está em funcionamento uma sala de situação para integrar os órgãos de segurança e avaliar com mais rapidez as operações policiais. Naquele dia, uma chacina na cidade deixou 12 vítimas, após a morte de um policial militar. Desde quinta-feira (12), todos os policiais que atuam em áreas administrativas foram deslocados para atuar em operações nas ruas da região metropolitana de Belém. O reforço permanece pelo menos até a próxima quinta-feira (19), segundo nota oficial da corporação.

Por exemplo, na terça-feira (10), em pleno funcionamento dessa “sala”, 22 pessoas morreram em um banho de sangue no presídio de Americano, em Santa Izabel. Desses, 21 eram bandidos e o agente prisional Guardiano Santana, de 57 anos, foi alvejado e morreu na hora. O Governo do Estado ainda não informou como as armas entraram na casa penal.

OUSADIA

No dia seguinte, quarta (11), cerca de 10 bandidos armados atacaram, durante a noite, um trailer da PM, o que deixou uma policial ferida na perna, no bairro do Condor. Por causa do atentado, o comandante da PM no Pará, Coronel Hilton Benigno, disse que ele já “vinha analisando a possibilidade de mudança de estratégia desde a morte de um policial que estava em um trailer da praça Matriz de Marituba, no mês passado”.A medida preocupa moradores próximos dos PM Boxes da cidade. E teve mais 16 corpos espalhados na capital, na quinta-feira (12)

Ainda na quinta, o promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, deu entrada junto ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em um procedimento preparatório para apurar o aumento da violência contra policiais militares. A princípio, foram solicitados esclarecimentos no prazo de 72 horas, com prazo terminando hoje (16).

 

Na segunda-feira, 9 de abril, a execução de um PM levou a morte de 12 pessoas pela cidade (Foto: Celso Rodrigues)

Trailer da PM, onde policial levou tiro na perna, após atentado (Foto: Celso Rodrigues)

Capital tem 3 assaltos por dia dentro de ônibus em 2018

O mês de janeiro de 2018 já registra um aumento de 60 assaltos a ônibus em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pelo Sindicato de Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Pará (STTREPA) com base em boletins de ocorrência registrados. Os números referentes aos meses de fevereiro e março deste ano ainda estão sendo levantados, mas o sindicato estima uma média de três assaltos por dia nos meses em questão.

Vice-presidente do STTREPA, Ewerton Paixão explica que em janeiro deste ano foram relatados, em ocorrências policiais, 150 assaltos a ônibus somente nas cinco principais empresas que atuam na capital. Em janeiro de 2017, o número não passou de 90 assaltos, em média. O crescimento nos ataques a coletivos vem sendo denunciado pelos rodoviários já há algum tempo. “Do jeito que está, está difícil. Nós vemos comunicando à polícia”. Com base no levantamento pautado nos registros de ocorrências, o sindicato ainda conseguiu mapear a via onde foi registrada a maior parte dos assaltos a coletivos. (Diário do Pará)

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore