Para Celina Leão a outorga do título ao professor Abdon Miranda é uma forma de reconhecimento pela “dedicação” e “aplicação” de seus conhecimentos agrícolas na educação brasileira. “É sensível o olhar da Casa ao homenagear o educador e tecnólogo”, completou Celina.
Segundo o pesquisador da Embrapa Eliseu Alves, o homenageado pela CLDF é um dos responsáveis pelo sistema de pesquisa nacional de agricultura. “A tecnologia que inovou o nosso sistema agricultor veio da cabeça do nosso professor Abdon Miranda”, pontuou Eliseu. O pesquisador lembrou ainda que o Brasil é o segundo produtor agrícola do mundo. “Não podemos esquecer que 20% do processo é influência do trabalho, 10% da terra e 70% é tecnologia”, completou.
Abdon Miranda ficou bastante emocionado com a comenda e agradeceu ao presidente da Casa pelo reconhecimento. “Não concatenei minhas palavras para agradecer todos por esse momento, meu coração é apenas emoção”, expressou Abdon.
História – O professor Abdon Miranda foi diretor geral da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologias de Brasília (FACITEC), também atuou 23 anos na Embrapa auxiliou na criação do Sistema Nacional de Pesquisa da Agricultura. Abdon foi professor em outras instituições de ensino superior no DF e compõe o quadro técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) há cinco anos.