O governo do Distrito Federal autorizou a abertura de concurso para a carreira de Políticas Públicas de Gestão Governamental (PPGG), São 750 vagas, sendo 300 para gestores e 450 para analistas. A maioria dos aprovados atuará nas administrações regionais, com o objetivo de profissionalizar a gestão pública.
Para o cargo de gestor, o salário inicial para 40 horas de trabalho é de R$ 6.760 e para analista é de R$ 4.480. Para concorrer é preciso ter nível superior. Segundo o professor de Administração Pública do IMP Concursos, José Wesley, como não existe uma referência de edital anterior do concurso para essa carreira, no primeiro momento deve ser enfatizado o estudo das seguintes matérias: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Políticas Públicas, Realidade e Geografia do DF, além da Lei Orgânica do DF.
Ele lembra ainda, que a melhor forma de se preparar é escolher um ambiente que seja agradável para os estudos, e para quem puder, faz diferença escolher um curso preparatório de qualidade. “A vantagem do curso presencial é a exigência de que o aluno se dirija até o local para participar das aulas, que são focadas no conteúdo que irá ser cobrado”, afirma.
A expectativa é que a prova seja aplicada em setembro, levando em consideração que a Lei dos Concursos no DF estabelece o prazo mínimo de três meses do edital para a prova, e que ainda não foi definida a banca examinadora. Sendo assim, com foco e dedicação dá tempo de chegar bem preparado ao dia da prova. Além disso, o professor acredita que devido a quantidade de vagas, haverá muitas inscrições, como de praxe. “Mas concorrentes, propriamente ditos, serão poucos”, ressalta.
Para finalizar, Wesley dá uma dica pessoal: “Esse é um bom momento para parar com o pessimismo e aumentar a crença de capacidade. Destaco ainda que há tempo para correr atrás do tempo perdido e passará nesse concurso público quem mais acertar e não quem estava há mais tempo estudando. Ou seja, começar agora, antes do edital sair, é aumentar as chances” finaliza.