Médicos do Hospital de Base do Distrito Federal denunciam a falta de marca-passo na unidade pública de saúde. Os profissionais disseram nesta sexta-feira (17), à TV Globo, que pelo menos oito pacientes com problemas de coração estão na fila à espera para cirurgia. O aparelho produz impulsos elétricos para estimular os batimentos cardíacos.
Um médico que não quer ser identificado confirma que os últimos aparelhos foram usados há cinco dias. O especialista diz, ainda, que outros procedimentos como pontes de safena e ponte mamária “não estão sendo feitos por falta de materiais”.
A avó da auxiliar de cozinha Natália Oliveira está internada no Hospital de Base desde terça (14) para colocar um marca-passo. A neta disse não ter previsão de quando a cirurgia vai ser feita.
A Secretaria de Saúde informa que já finalizou a licitação dos marca-passos, mas diz “esperar a autorização do Tribunal de Contas pra fazer a compra”. A pasta explicou, ainda, que enquanto o material não chegar os pacientes serão atendidos pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, por meio de um convênio com o GDF.
“Na prioridade clínica de cada um, após avaliação médica, eles serão assistidos pela instituição conveniada e, após isso, o marca-passo será instalado.”