A maioria das manifestações não foram autorizadas pelas autoridades, e a polícia deteve alguns manifestantes e ativistas em algumas cidades. Em Moscou, centenas de manifestantes, a maioria jovens, se reuniram na praça Pushkinskaya, acenando bandeiras russas e cantando: “A Rússia será liberta!” e “Libertem Navalny!”
Alguns manifestantes caminharam pela rua de Tverskaya em direção ao Kremlin, gritando: “Putin, vá embora!” e “Futuro sem Putin!”. Os policiais impediram que eles se aproximassem da Praça Vermelha. Navalny declarou sua intenção de candidatar-se à presidência nas eleições de março de 2018, apesar de uma acusação criminal, que ele chama de motivação política, impedi-lo de concorrer.
Putin não anunciou sua intenção de buscar reeleição, mas é amplamente esperado que isso aconteça. Com suas avaliações de aprovação atuais em torno de 80%, ele está pronto para ganhar outro mandato de seis anos em uma corrida contra veteranos de campanhas eleitorais passadas, como o chefe do Partido Comunista, Gennady Zyuganov. Navalny argumentou que o alto nível de apoio a Putin vem da falta de uma verdadeira competição política e instou os adeptos a ajudá-lo a concorrer. Fonte: Dow Jones Newswires/Estadão Conteúdo.