Seminário sobre alimentação saudável movimenta a Câmara Legislativa

“A alimentação é tão importante que deveria existir um ministério do governo federal e secretarias estaduais para cuidarem do assunto”. Foi o que disse hoje o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), ao abrir a programação do “Seminário Alimentação Saudável”, que contará com uma série de atividades durante toda esta sexta-feira (1º) na sede do Legislativo local. A programação teve início com a primeira colheita da horta urbana da Casa, seguida de roda de conversa com a participação de pessoas interessadas no tema. O presidente da CLDF aproveitou a presença de representantes do governo para pedir celeridade na regulamentação da lei que trata das hortas urbanas no DF.

Segundo Joe Valle, o seminário foi organizado pela Frente Parlamentar para a Promoção do Desenvolvimento Social do DF e tem como objetivo promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população do DF por meio de debates e divulgação de experiências bem-sucedidas de agricultura urbana. Neste sentido, pretende-se incentivar o consumo de alimentos in natura e menos processados; promover o conhecimento dos alimentos do Cerrado, sua diversidade e seu potencial nutricional; e difundir as sabedorias tradicionais sobre ervas medicinais e sobre as plantas alimentícias não convencionais (pancs).

O deputado lembrou que o evento integra a programação do programa colaborativo “Virada do Cerrado” – mobilização para a educação ambiental, que realiza atividades integrando o DF em um grande movimento pela sustentabilidade, destacando boas experiências e melhores práticas. Água é o tema deste ano, focando em soluções para assegurar a disponibilidade hídrica. A “Virada do Cerrado” acontece de 1º a 3 de setembro.

Na Casa – As atividades do “Seminário Alimentação Saudável” tiveram início na Praça do Servidor, espaço de convivência do Legislativo local. Além da colheita de hortaliças e replantio da horta, foram montadas barracas nas quais o público pode conhecer, experimentar e aprender sobre diversos alimentos. Também estão sendo apresentados projetos, atividades e campanhas governamentais voltados ao tema e iniciativas da sociedade civil, como E-Cozinha e Gastronomia Social.

Foi realizada uma oficina na qual o público teve a oportunidade de aprender a produzir xampu utilizando ervas medicinais colhidas na horta. Ao mesmo tempo, a Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF abordou o tema do “Pacto pela Água no DF”, enquanto o Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa (Labhinova) promove rodas de conversa sobre leis e projetos em tramitação na Casa, referentes ao tema do seminário.

Aula-show – No período da tarde, a programação do seminário será dedicada a debates, reflexões e experiências, bem como a uma “aula-show” do professor Marcos Lelis, do IESB, especialista em alimentação saudável, na qual serão preparados dois pratos com plantas alimentícias não convencionais (pancs) e alimentos nativos do Cerrado. E dois temas estarão em discussão: saúde e sustentabilidade ambiental, e agricultura urbana e periurbana.

A abertura do evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e entidades privadas ligadas à produção de alimentos, desenvolvimento social e sustentabilidade, entre eles, Secretaria de Agricultura; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável; Ibram, Emater, Terra Azul, Aliança pela Água e Associação dos Nutricionistas de Brasília, além de representantes de diversos gabinetes parlamentares.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore