Deflagrada na manhã desta terça-feira, a operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em residências, escritórios e na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. A ação é resultado de uma investigação que apura alterações no trânsito e Plano Diretor da cidade para favorecimento e vantagens no setor de construção civil. No total, 20 pessoas são suspeitas de participar do esquema.
Por volta das 8h30min, a força-tarefa do Gaeco fez diligências nos gabinetes dos vereadores Asinil Medeiros (PR), Roberto Souza Junior (PMDB), Moacir Schmidt (PSDB) e Elizeu Pereira (PMDB). Do local, computadores e documentos foram levados pela polícia. Segundo o Gaeco, os agentes públicos teriam aprovado projetos relacionados à construções e trânsito na cidade em troca dinheiro.
Procurado pela reportagem, o vereador Roberto negou a existência de um esquema. Segundo ele, não houve nenhuma negociação envolvendo mudanças nos projetos sobre o Plano Diretor.
— Não precede isso. Em momento algum a gente fez algo pra prejudicar o mudar alguma coisa nesses projetos. Para ser sincero, eu não sei qual projeto se trata essa investigação. Vou procurar agora — declarou.
O DC também tentou contato com Asinil, Moacir e Eliseu. Até deste texto, não houve retorno.
Operação
Batizada de 30ºC, a operação tem alusão a negociação de um projeto de lei que alterou o índice de declividade de 30% para 30º, visando atender interesses de empreendimentos particulares. Estão sendo apurados crimes contra a administração pública, especialmente atos de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos, envoltos na defesa de interesses privados em detrimento do interesse público.
Nesta tarde, às 13h, uma coletiva no Tribunal do Juri de Balneário Camboriú irá detalhar toda a ação. O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de SC, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Informações do Diário Catarinense