
A Polícia Civil espanhola detectou a entrada, pelo aeroporto de Alicante-Elche, de uma nova droga sintética derivada da cannabis, pouco conhecida até o momento e cujos efeitos em uma grama são 80 vezes mais potentes que os de uma grama da cannabis tradicional, segundo um comunicado.A droga entrava na Espanha via aeroporto de Alicante, por meio de remessas de pacotes desde Hong Kong e camuflada em sacos de café. Depois de realizar uma entrega controlada desses pacotes, a Polícia Civil deteve os destinatários do envio: dois homens ingleses, de 36 e 37 anos, e habitantes de El Campello, que já haviam sido presos por um delito contra a saúde pública. Informações do El País.
Durante a operação, foi interceptado um total de 12.200 gramas dessa substância que, uma vez processada e distribuída em doses, estima-se que valha 3,5 milhões de euros (11 milhões de reais).
A operação foi iniciada em meados do último mês de março, quando agentes da Polícia Civil do Escritório de Análise e Investigação Fiscal (ODAIFI), do Aeroporto de Alicante-Elche, constataram a presença de envios que, após uma análise de risco, foram considerados suscetíveis de carregarem algum tipo de substância ilícita. Comprovou-se, em colaboração com o Serviço de Alfândega desse aeroporto, que os citados envios procedentes de Hong Kong levavam sacos ocultos e mesclados com outras embalagens que continham doce, todos dentro de sacos de café. Os pacotes iriam para El Campello, mais precisamente para um bar frequentado pela comunidade inglesa da região.
A partir das amostras obtidas da substância, concluiu-se que se tratava de um forte derivado da cannabis, de elaboração sintética e com potentes efeitos para o organismo humano.
Após se constatar o grave perigo que essa substância pode causar, a Autoridade Judicial de Elche autorizou a entrega vigiada dos pacotes para poder ser realizada a prisão dos destinatários dessa nova droga.
Estabeleceu-se uma primeira vigilância nas imediações do bar que seria o destino dos pacotes, resultando na prisão de um homem inglês, de 36 anos, justamente no momento em que se preparava para recebê-los. Dois dias depois, outro cidadão inglês, de 37 anos, foi preso no Aeroporto de Alicante-Elche, enquanto tentava fugir da justiça espanhola.