Quem tinha serviços agendados nos seis postos do Na Hora no Distrito Federal na manhã desta segunda-feira (28) teve uma surpresa: o sistema estava fora do ar. Cidadãos que foram aos postos tiveram de esperar por horas sem saber se seriam ou não atendidos ou se teriam os atendimentos reagendados. Às 9h32 o serviço nas unidades ainda não havia sido normalizado. Os moradores de cada região que procuraram as unidades foram informados de que o probelma poderia demorar até quatro horas para ser solucionado. O G1 procurou a Secretaria de Justiça, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Mário Azevedo seria atendido às 7h30, conforme agendamento via internet, para segunda via de documento de identidade. Uma hora depois, no entanto, ainda esperava na longa fila que se formou com o acúmulo de atendimentos não realizados. Ele conta que muita gente preferiu não esperar no local.
“Disseram só que não tem previsão e que poderia demorar até quatro horas para voltar ao normal. Vou embora, farei outro agendamento. Pelo visto não será liberado tão cedo o sistema. Muita gente desistiu. Eu consegui agora [reagendar] pelo site da Polícia Civil. Não há como reagendar nada aqui no Na Hora. Estão nos orientando para ligar no 156”.
Em vídeo gravado por ele na unidade de Ceilândia, é possível ver o número de pessoas que se acumulou em mais de duas horas de falta de atendimento em frente à unidade, que fica no Shopping Popular da região. Muitas pessoas esperavam na porta da unidade e na rampa que dá acesso ao local (veja vídeo).
De acordo com os cidadãos, o atendimento também estava sendo reagendado por causa da falha no sistema. O resultado foi muita gente insatisfeita com a falta de informações e com a imprevisibilidade de um possível atendimento. O G1 procurou a Secretaria de Justiça e Cidadania, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.
Os postos do Na Hora realizam serviços diversos, desde a Secretaria de Segurança Pública, como emissão de carteiras de indentidade, à CEB, para resolução de problemas nas contas de luz. São realizados ainda atendimentos de diversas secretarias, Procon, Receita, Detran e emissão e pedidos de passaportes. Os postos funcionam de segunda a sábado, de 7h30 às 15h (Ceilândia e Gama) e até às 18h30 (Riacho Fundo I, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga). Aos sábados, o atendimento é de 7h30 às 12h30. (G1)