O presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou oficialmente seu apoio à campanha da democrata Hillary Clinton nessa quinta-feira. “Não acredito que já tenha havido alguém tão qualificado para ocupar esse cargo”, afirmou Obama em um vídeo oficial divulgado pela Casa Branca. “Estou com ela, e mal posso esperar para chegar lá e fazer campanha com Hillary”, completou.
Pouco antes, o presidente se reuniu na Casa Branca com o principal oponente de Clinton nas primárias, o senador Bernie Sanders. Após o encontro, Sanders afirmou que espera se reunir em breve com Clinton para ver como podem trabalhar juntos para derrotar o empresário e virtual candidato do Partido Republicano, Donald Trump. “Trump seria um desastre como presidente dos Estados Unidos”, afirmou o senador pelo Estado de Vermont. “Eu não posso acreditar, e digo com toda a sinceridade, que os republicanos teriam um candidato a presidente no ano de 2016 que faz da intolerância e da discriminação alicerces da sua campanha”, completou.
Autoridades da Casa Branca disseram que Obama usaria o Salão Oval em seu encontro com Sanders para salientar a importância da unificação do partido. Ontem, em entrevista ao canal NBC, o presidente afirmou que a corrida foi mais acirrada que o esperado, mas que isso é “algo saudável” e que tornou Clinton uma candidata melhor. “Eu acredito que Sanders trouxe uma enorme energia e novas ideias”, disse, acrescentando esperar que “nas próximas semanas consigamos juntá-los”.