Quase na metade do ano e o Distrito Federal ainda tem escolas públicas com falta de professores. Segundo o sindicato da categoria (Sinpro-DF), para cobrir o déficit, seriam necessários 6 mil docentes. A Secretaria de Educação (SEDF) foi autorizada a contratar 6,5 mil temporários, mas chamou 5 mil.
Há rumores de que está cada vez mais próxima a publicação do edital do concurso. O concurso é indispensável para que a educação do DF não entre em colapso. O certame já foi confirmado pelo Governador Rodrigo Rollemberg e a banca organizadora é o Cebraspe (Cespe/UnB). A oferta de vagas para professores, nas mais diversas disciplinas, será de 1.500, enquanto as vagas para as demais carreiras de nível médio precisam ser confirmadas. Além das provas objetivas, será avaliada na seleção uma redação discursiva.
E para os interessados, a coordenadora dos cursos da SEDF do IMP Concursos, Madalena Coatio, afirma que para se adiantar, é bom que o candidato estude baseando-se no edital de 2013, além de reservar um tempo para fazer bastante exercício e analisar o perfil da banca organizadora, no caso, o Cespe. “Nesse concurso, teremos uma inovação que será a redação. Diante disso, identificar as deficiências nessa área e investir em um bom curso de redação é importante”, ressalta.
A coach Márcia Gomes também dá algumas dicas que ajudam a potencializar os estudos. Ela é autora do livro “Conhecimentos Pedagógicos com Estratégias de Coaching”, com colaboração de Bárbara Santana, lançado pela editora Alumnus. O conteúdo da obra é voltado para a área de Educação, e traz questões de provas de concursos anteriores, com métodos inovadores de aprendizagem. Confira:
Qualidade
O estudante deve organizar os espaços que dispõe para estudar e uni-los a condições corporais e biológicas como, postura e pausas durante o horário de estudos, para ajudar a manter o foco.
Horários
Definir as prioridades e ações de cada dia e organizar os horários que possibilitem uma maior produtividade, como, por exemplo, separar as disciplinas não por dia, mas por horas, é importante para conseguir maior rotatividade e maior contato com os assuntos de cada matéria e, assim, fixar o conteúdo na memória.
Hábitos
Identificar os hábitos negativos, que prejudicaram a trajetória de estudos, como pensamentos sabotadores e a procrastinação, como deixar para estudar somente após o lançamento do edital da seleção e pensar que não precisa acordar cedo para estudar, e transformá-los em hábitos positivos, e também definir o que tem funcionado, para manter na rotina.