Ministro espanhol renuncia por vínculo com empresa offshore

 

José Manuel Soria
O ministro da indústria, energia e turismo da Espanha José Manuel Soria apresentou pedido de demissão após ter seu nome ligado ao escândalo de corrupção Panama Papers (Andrea Comas/Reuters)

O ministro interino da Indústria da Espanha, José Manuel Soria, anunciou sua demissão nesta sexta-feira após ser vinculado a empresas em paraísos fiscais. O nome de Soria foi mencionado no escândalo conhecido como “Panama Papers”, quando o vazamento de 11,5 milhões de documentos do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca revelou informaççoes de mais de 214.000 offshores em duas centenas de países e territórios.

Soria negou o envolvimento com uma empresa offshore nas ilhas Jersey, revelado no escândalo, mas disse estar saindo para evitar prejudicar o governo interino, encabeçado pelo Partido Popular (PP). A renúncia acontece no momento em que a Espanha enfrenta uma provável segunda eleição geral em junho em consequência da votação inconclusiva de dezembro.

Na semana passada, o primeiro-ministro islandês, Sigmundur David Gunnlaugsson, renunciou ao cargo, dois dias após a divulgação dos Panama Papers, que o vinculam a uma empresa em um paraíso fiscal. Nos dias que se seguiram ao vazamento, milhares de islandeses protestaram em frente ao parlamento de Reykjavik para exigir a renúncia do primeiro-ministro.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore