Um estudo da Unicef, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, mostra que Luziânia é a cidade mais perigosa do Brasil para pessoas de 12 a 18 anos. O órgão elabora o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que estima o risco que jovens nesta faixa etária têm de perder a vida por causa da violência. O município do Entorno lidera o ranking.
Segundo o IHA, em Luziânia, a probabilidade de um adolescente perder a vida durante o ano é de 10%. Como existem aproximadamente 25 mil moradores desta idade, a estimativa é de que 2,5 mil jovens sejam vítimas da insegurança. Isso com base nos números dos anos anteriores.
Os municípios de Valparaíso e Águas Lindas de Goiás também estão entre as primeiras colocadas, com cerca de 8% e 6% respectivamente. Um dado importante é que o índice teve um crescimento contínuo nos últimos anos.
Um dos motivos para o cenário assustador é a falta de policiamento na região. As cidades do Entorno do Distrito Federal possuem hoje um dos maiores déficits na Polícia Militar. A promessa do governador Marconi Perillo (PSDB) de regularizar a situação é antiga, mas… nunca passou de promessa. Informações do GoiásReal.







