O deputado Agaciel Maia (PTC) reclamou, da tribuna da Câmara Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (23), que a Imprensa Nacional “está agonizando”. Ele ressaltou que há muitos anos o governo federal não faz concurso público para a atualização necessária do quadro de servidores, “que está bem defasado”.
Maia lembrou que a Imprensa Nacional é uma instituição que faz parte da história do Brasil, “criada em 13 de maio de 1808″, e que em vez de dar prejuízo dá lucro superior a R$ 1 bilhão, com suas publicações. O parlamentar propôs que seja aprovada pelo governo a transformação da Imprensa Nacional em autarquia, para que se possa valorizar os servidores e sair da crise de investimentos.”Pode ser que haja na verdade interesse mercantil voltado para o seu mobiliário”, advertiu.
Educação – Em depoimento no plenário, o deputado Prof. Israel (PV) cobrou do governo nomeação de professores concursados que estão trabalhando na própria Secretaria de Educação, como temporários. O distrital disse que já existe lei aprovada na Câmara Legislativa que determina a convocação automática de professor concursado sempre que uma vaga for aberta em definitivo, por motivo de aposentadoria ou morte do titular.
Em aparte o deputado Wasny de Roure (PT) também defendeu a necessidade de substituição dos temporários por concursados, em toda a rede pública. “São mais de 900 professores temporários atuando em toda a rede, o que é um número muito alto”, criticou.