
Dois reservatórios vão reforçar o abastecimento da região. A obra, bancada com recursos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), custou R$ 4,8 milhões e foi retomada pela atual gestão. Cada um dos tanques tem capacidade para 2,5 mil metros cúbicos e mede 21,31 metros de diâmetro e 7,47 metros de altura.
Localizados entre a Estação de Tratamento de Água de Brasília e o Autódromo Internacional Nelson Piquet, as estruturas — que juntas armazenam 5 milhões de litros — serão capazes de beneficiar 40 mil habitantes, quando ocorrer a ocupação total da região. Hoje, a Associação de Moradores do Noroeste contabiliza 8 mil moradores.
Compromisso ambiental
“É importante destacar que os recursos da Terracap no Noroeste são de mais de R$ 20 milhões, que inclui a rede de esgoto e tratamento. Essas obras são prioritárias e um compromisso do nosso governo com a questão ambiental”, afirmou o governador. Ele destacou ainda que esse tipo de investimento em infraestrutura é fundamental para Brasília, sede do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018.
O presidente da Caesb acrescentou que os trabalhos vão além do quesito infraestrutura: “Eles também produzem renda e emprego. E só conseguimos implementar esses investimentos com o apoio do governo local”.
A construção do centro — paralisada no governo passado — foi retomada pela gestão atual em fevereiro de 2015. “Era uma grande reivindicação da população. Com esses reservatórios, damos garantia de abastecimento para a fase final de ocupação do Noroeste”, esclareceu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres.
Para o presidente da Associação de Moradores do Noroeste, Luiz Alberto Martins Bringel, o planejamento da infraestrutura para o futuro é importante para o desenvolvimento da região: “Isso vai propiciar um fornecimento com melhor qualidade e regularidade, que é fundamental para o bem-estar da população”.
Água tratada
O abastecimento é feito com água tratada, oriunda do Sistema Produtor Santa Maria/Torto, dentro do Parque Nacional de Brasília. A purificação ocorre na Estação de Tratamento de Brasília, logo ao lado.
Após a inauguração, o governador e demais autoridades visitaram a estação. Eles passaram por diferentes setores e conheceram o funcionamento do espaço, criado em 1960 e totalmente reformado em 2016, tornando-se automatizado.
A área é responsável pelo tratamento de água das Asas Norte e Sul, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lagos Norte e Sul, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico.
Também participaram do evento o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco; os diretores de engenharia da Caesb, Marcos Mello, de Suporte ao Negócio, Fábio Albenaz, e de Operação e Manutenção, Walter Lucio Barros; e o gerente de Engenharia da Terracap, Carlos Leal. Informações Agência Brasília.