EUA e Cuba chegam a acordo por voos comerciais

Turistas em táxi, em Havana – YAMIL LAGE / AFP

Estados Unidos e Cuba chegaram a um entendimento para restaurar voos comerciais de companhias aéreas, segundo fontes da Associated Press. A medida é uma das mais esperadas desde o início do degelo entre os países, há exato um ano.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA disse que os dois países estavam fazendo grandes progressos, mas ainda faltavam detalhes para anunciar um acordo concreto. Já se acreditava que o acerto sairia ainda neste ano.

O relatório surge na véspera do primeiro aniversário da decisão histórica dos países de normalizar as relações — depois de meio século de confronto retórico. O serviço regular de voos comercial foi suspenso por décadas, apesar de voos charter continuarem ocorrendo.

A notícia pavimentará o caminho para as companhias aéreas americanas venderem bilhetes para Cuba em seus sites diretamente para viajantes. No entanto, apenas alguns cidadãos serão capazes de aceitar a oferta. Ainda persiste a proibição geral sobre o turismo para Cuba.

Este ano, 155 mil americanos visitaram a ilha, um crescimento de 71,4%. O turismo em geral também aumentou 17,6% em relação a 2014, chegando a 3,2 milhões.

O anúncio do degelo entre os dois países aconteceu em 17 de dezembro do ano passado, e cumpriu etapas até a formalização no meio de 2015. Nesta semana, o serviço postal foi anunciado como restaurado. Informações de O Globo/Agências internacionais.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore