O julgamento dos ativistas acusados de conspiração para derruba do governo de Angola vai continuar amanhã quando será ouvido o réu Albano Bingo Bingo. Todos os réus estão sendo interrogados sobre o que acham do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, que está no poder há mais de 35 anos. A pergunta básica é se o consideram ou não um ditador e sobre o governo angolano.
Os réus estão sendo questionados sobre vídeos filmados por elementos da segurança em que alegadamente discutem a possível derrubada do governo. Nos vídeos aparecem com maior destaque Domingos da Cruz e Luaty Beirão.
Os advogados de defesa estão colocando em dúvida a legitimidade dos vídeos. Tanto que vão solicitar a transcrição para que seja feita uma análise do seu conteúdo e para se demonstrar que não foi cometida qualquer conspiração por se tratar de uma “conversa entre amigos”.
“Aquilo não é crime, é uma discussão, uma conversa, na nossa roda de amigos”, disse um advogado.
“Acho que se se gravasse uma série de conversas, das que se tem em casa, pelo menos 70 a 80 por cento da população angolana estava presa”, disse o advogado Luís do Nascimento.