Turquia diz que informou França duas vezes sobre homem-bomba

 Um oficial turco declarou ao jornal “The Guardian” que as autoridades francesas foram informadas duas vezes a respeito do homem-bomba do ataque ao Bataclan, Omar Ismail Mostefai, mas que somente recebeu um pedido de informações a seu respeito depois dos ataques em Paris. O país diz ter notificado a França a respeito do suspeito em dezembro de 2014 e junho de 2015.

No dia 10 de outubro de 2014, a Turquia recebeu um pedido de informação do governo francês a respeito de quatro suspeitos de terrorismo, mas o homem-bomba não estava entre eles. Segundo a Turquia, Mostefai entrou no país em 2013 e não há registro de saída.

Ataques terroristas que aconteceram na noite de sexta-feira, em Paris deixaram 132 mortos

Foto: EFE

“Nós não tivemos resposta nenhuma da França a respeito do assunto”, declarou o oficial. “Somente depois dos ataques em Paris que as autoridades turcas receberam um pedido de informação sobre Mostefai”, completou.

Omar Ismail Mostefai, de 29 anos,foi oprimeiroterrorista a ser identificado pela França. Suas digitais foram encontradas em um dedo cortado nacasade shows Bataclan. A inteligência francesa declarou que vinha monitorando Mostefai desde que ele começou a passar tempo com outros radicais em uma mesquita em 2010. Mostefai viajou para Síria entre 2013 e 2014, o que coincide com a data de sua chegada à Turquia.

O premiê da França, Manuel Valls, alertou nesta segunda-feira para a possibilidade de ataques futuros ao país. O número de mortos nos ataques coordenados em Paris foi colocado em 132 neste domingo, mas relatos nesta segunda-feira afirmam que o número pode subir por causa de um erro na contagem.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore