Um foco de incêndio ainda atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no norte do estado. De acordo com a administradora do parque, Carla Guaitanele, 20 profissionais trabalham dentro da mata na noite deste domingo (15) para que o incêndio seja controlado.
Equipes do Corpo de Bombeiros e as brigadas de incêndio do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trabalham no combate ao fogo, que começou no último dia 7. Informações do G1.
A administração do parque espara que a chuva ajude a controlar as chamas. “Está chovendo em várias regiões do parque, acreditamos que a chuva possa ajudar as equipes no trabalho”, afirmou Carla Guaitanele.
Emergência
A Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás decretou a situação de emergência depois que as chamas começaram a se aproximar da área urbana da cidade, na tarde de sexta-feira (13).
Na ocasião, a administração municipal destacou que o fogo não tinha atingido nenhuma residência, mas a cidade estava coberta por fumaça. Por isso, a prefeitura solicitou auxílio de Brasília, Goiânia e do governo do estado para evitar que o fogo continuasse se alastrando.
Ainda conforme a prefeitura da cidade, o fogo colocou em risco também o manancial de água que abastece Alto Paraíso de Goiás. Já foram registrados danos às propriedades da zona rural da cidade.
Visitação suspensa
A área de visitação do parque está fechada deste a última quinta-feira (12), quando foi atingida pelas chamas. Segundo o ICMBio, as visitas devem continuar suspensas até pelo menos a próxima segunda-feira (16), quando a situação será reavaliada.
Abrangendo vários municípios, como Colinas do Sul, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás e possui 65,5 mil hectares.
