O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Distrito Federal teve 29,36% de índice de abstenção, o que corresponde a mais de 47 mil inscritos que deixaram de fazer a prova. Na capital federal, mais de 162 mil candidatos se inscreveram para participar do exame. O número foi apresentado na noite deste sábado (24) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante coletiva de imprensa em Brasília.
Mercadante informou que houveram 364 eliminações em todo o país, dentre os mais de 7,7 milhões de inscritos. Desses, 34 foram flagrados pelos detectores de metal com equipamentos eletrônicos e até ponto eletrônico, e apenas uma pessoa foi eliminada por postar fotos dentro do local de prova em redes sociais.
“Nós tivemos no primeiro dia de aplicação um grande êxito na prova do Enem. Não tivemos nenhum incidente que pudesse prejudicar a realização do exame, os participantes deram as condições adequadas para fazer a prova e estamos celebrando um grande Enem bem implantado, seguro e com todos os nossos procedimentos e planejamentos se desenvolveram como nós prevíamos”, disse Mercadante.
O office boy Francisco Assis, de 31 anos, viu no Enem a oportunidade para conseguir se tornar advogado. “A prova estava razoável. Estava estudando duas horas por dia. Nem precisei chutas muito, mas a parte de ciências e de química estava bem difícil.”

O estudante de direito Daniel Birenbaum, de 21 anos, contou que decidiu fazer a prova para tentar transferência da faculdade particular para a UnB. Ele foi o primeiro a sair de uma escola na 912 Sul, após o horário permitido.
“Não estava difícil, mas era conhecimento de ensino médio e já me formei há alguns anos. Quem está afastado mais tempo como eu fica mais difícil.”
Segurança e uso do celular
Neste ano, para garantir que nenhum malote seja aberto antes da hora e permita algum tipo de vazamento, como o que aconteceu com a prova de redação na edição de 2014, o MEC mudou o horário de início das provas.
As provas, neste fim de semana, só serão distribuídas aos estudantes a partir das 13h30, depois que todos já tenham passado pelos procedimentos de segurança e estejam sentados nas salas de aula.
Em 2014, 65 candidatos foram excluídos por causa do uso indevido do celular. Em alguns casos, houve postagens de fotos da prova em redes sociais. Com as novas medidas, o MEC espera eliminar de vez a infração. Durante a prova, os candidatos que se levantarem para ir ao banheiro deverão passar por detectores de metais.
Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e no Rio darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z e estudantes que fizeram o Enem.
Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.
Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.
Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do
Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).
Internautas também podem participar da cobertura enviando fotos e informações para o VC no G1.