Depois de 75 dias, servidores do INSS suspendem greve

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram em assembleia nesta sexta-feira (25) suspender a greve iniciada há 75 dias no Distrito Federal, mas permanecem em “estado de greve”. De acordo com o Comando Estadual de Greve do DF, os atendimentos devem ser normalizados a partir da próxima quarta-feira (30).

Em nota, o INSS informou que “espera (e está envidando todos os esforços para tal) que o atendimento à população seja normalizado nos próximos dias”, depois da assinatura do termo de acordo entre as entidades sindicais e o governo, o que deve ocorrer na próxima semana.

“Para evitar maiores transtornos e deslocamentos desnecessários aos seus segurados, o instituto orienta que, antes de procurar uma agência, o cidadão entre em contato com a Central 135 para obter informações sobre a situação do atendimento e os serviços disponíveis”, diz a nota.

A integrante do comando estadual Ivanilde Perttene afirmou que parte das reivindicações da categoria foi atendida pelo governo federal. “A nossa pauta não foi inteiramente aceita pelo governo, mas a nossa pauta maior era a condição de trabalho e atendimento, e isso conseguimos avançar. Vamos continuar acompanhando para ver se o governo vai cumprir os acordos.”

Ivanilde explicou que a categoria vai permanecer em estado de greve porque “se o governo não cumprir o que foi acordado, os servidores voltam a paralisar os serviços”.

Os serviços em todas as 19 agências da capital foram suspensos no dia 13 de julho, uma semana depois do início da greve nacional dos funcionários do órgão. Segundo o Sindprev, sindicato que representa a categoria, somente alguns reagendamentos estavam sendo realizados nos postos do INSS da capital.

Os servidores pediam reajuste salarial de 27,5%, incorporação de gratificações, implantação de 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários e realização de concurso público. O governo ofereceu 10,8% de reajuste salarial para pagamento em dois anos, o que foi aceito pela categoria. Informações do G1;

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore