Após vitória, Tsipras deve prestar juramento nesta segunda-feira

Agência ANSA

O líder esquerdista grego Alexis Tsipras deve prestar juramento na noite desta segunda-feira (21) como novo primeiro-ministro do país, após seu partido, o Syriza, vencer as eleições realizadas neste domingo. O novo Executivo tomará posse na terça-feira  (22), segundo fontes locais. Tsipras renunciou ao cargo de premier no dia 20 de agosto, depois de assinar um acordo com os credores de Atenas, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e União Europeia (UE) para uma nova parcela de resgate e reformulação da dívida grega.

O acordo contradizia suas promessas de campanha. O triunfo nas urnas foi o terceiro desafio eleitoral para Tsipras neste ano, após sua eleição em janeiro e a vitória de sua proposta no referendo de julho. Isso faz Tsipras voltar ao poder com o apoio da opinião pública e confirma seu partido, a Coalizão Radical de Esquerda (Syriza) como a maior legenda política do país. Em segundo lugar no pleito, ficou o partido Nova Democracia. Como reflexo, a Bolsa de Atenas abriu em queda de 0,6% nesta segunda-feira, em uma primeira reação dos mercados.

 

O novo premier tem para hoje uma agenda repleta de encontros com líderes políticos hoje, entre eles Panos Kammenos, do partido Gregos Independentes (Anel). A imprensa especula que Tsipras possa deixar no novo governo alguns nomes do gabinete interino, como George Chouliarakis, atual ministro das Finanças, que poderia assumir o Ministério para Atuação do Memorando, enquanto Yannis Mouzalas iria para a pasta de Imigração. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enviou uma carta a Tsipras para felicitá-lo pela vitória. No documento, ele destacou que “muitos dos desafios da UE são os mesmos da Grécia, como a crise de refugiados e a criação de um modelo sustentável”. “Acredito que o novo governo contribuirá de maneira construtiva à busca de soluções”, comentou.

Um dos primeiros compromissos do novo mandato de Tsipras é a reunião extraordinária da União Europeia sobre imigração, que ocorrerá na quarta-feira (23), e tem como meta discutir soluções para a crise de refugiados que já é considerada a pior desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1935). No domingo, o novo premier viajará aos Estados Unidos para a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. (ANSA)

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore