Advogados mobilizados exigem renovação na OAB-DF

Renovação na Ordem dos Advogados do DF. Essa foi a tônica do encontro realizado na quinta-feira (20), no restaurante Mangai,  que reuniu cerca de 700 advogados públicos e privados durante confraternização do Movimento OAB Independente (Moabi), em comemoração ao Mês dos Advogados.

“Vivemos um momento dificílimo para o País, com casos de corrupção envolvendo setores do Executivo e Legislativo, crise econômica e política, e onde está a nossa OAB? Continua calada”, afirmou o advogado Paulo Roque, fundador do movimento.

Ele lembrou as dificuldades e o desrespeito enfrentado pela classe no desempenho de suas funções, provocados pela falta de iniciativa da atual gestão da OAB-DF.  “Lutamos por dignidade e respeito e estranhamos esse silêncio eloqüente da covardia da Ordem com os advogados e com a sociedade.

Os advogados reclamam se sentirem abandonados pela atual gestão da instituição. Como exemplo, citam a inércia da instituição diante da greve do Poder Judiciário. O movimento grevista dos trabalhadores da Justiça tem dificultado a ação dos advogados, atrasado processos e criado diversos constrangimentos, inclusive financeiros.

Para eles, a instituição não tem defendido as prerrogativas da classe no DF. Segundo Paulo Roque, é necessário que a Ordem adote uma postura independente em favor da classe.

“Precisamos de uma Ordem independente de governos, de partidos políticos e de qualquer influência econômica, capaz de representar o anseio dos”, disse Roque, pré-candidato do Moabi à Ordem.

Exemplo – O advogado Amauri Serralvo, ex-presidente da OAB-DF, que enfrentou a ditadura militar ao lado do então presidente da instituição Maurício Corrêa, também falou de sua preocupação com os rumos da advocacia. “A Ordem sempre foi e sempre será o último reduto da liberdade e não podemos conviver com a omissão”, afirmou.

“Vamos mostrar nossas idéias e fazer com que os advogados percam a vergonha de carregar a balança (símbolo da Justiça)”, convocou Serralvo.

Independência – O Movimento OAB Independente foi fundado em 2012 por um grupo de advogados e advogadas inconformados com os rumos seguidos pela OAB-DF em suas últimas gestões.

O movimento republicano, liderado por Paulo Roque, prega a ética, o combate à corrupção, a independência política da OAB-DF e um novo formato de gestão desvinculado do poder econômico.

Na confraternização, por exemplo, todos os participantes arcaram com seu consumo. “Queremos dar exemplo para todo o País. A política pode ser feita com idéias e propostas e menos recursos financeiros. Não há jantar de graça”, criticou.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore