Do G1 GO
Moradores estão revoltados com o corte de centenas de árvores para a construção do corredor exclusivo de ônibus do Bus Rapid Transit (BRT), que ligará as regiões norte e sul de Goiânia. Ao todo, cerca de 2 mil Palmeiras Imperiais e Flamboyants devem ser retirados para a realização do trabalho.
As primeiras plantas foram extraídas no último sábado (8) na Avenida Goiás Norte, no trecho que passa pelo Setor Urias Magalhães. O consórcio responsável pela obra disse que já conseguiu autorização para retirar 277 árvores.
Já Edílson Lima disse que o local nunca mais será o mesmo. “Eles sempre dizem que estão replantando, mas nunca vemos isso. É preciso abrir os olhos para que a cidade inteira não fique como a região de Campinas, com pouquíssimas árvores”, lamenta.
Necessidade
Segundo Nelcivone de Melo, presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), disse que é preciso fazer a retirada para a realização das obras, mas que novas plantas serão colocadas após a conclusão do serviço.
“É uma necessidade do projeto de engenharia. Aqui passarão as pistas exclusivas do BRT e tempos que aumentar a ‘caixa’ para a passagem do ônibus e com isso, o canteiro de árvores será deslocado para as laterais. Vamos ter, ao final, o replantio de todas as árvores que foram removidas. Além do mais, a licença ambiental exige o plantio de 30 árvores para cada removida”, explica.
A falta de árvores também pode provocar problemas no clima. Segundo especialistas, a temperatura da região pode aumentar até 5ºC diante da situação.
![Retirada de árvores para obras do BRT revolta moradores em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Retirada de árvores para obras do BRT revolta moradores em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)](http://s2.glbimg.com/6muGD8loIxVGKc4uv823I8EZssw=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/08/10/arvore-problema.jpg)