Sobe para 51 mil o número de gaúchos afetados pela chuva

Passam dos 51 mil os gaúchos atingidos pela chuva que castigou o Estado nos últimos dias, e 64 cidades foram afetadas. Segundo o último levantamento da Defesa Civil Estadual, há ainda mais de 2,7 mil pessoas desabrigadas.

De acordo com Alexandre Martins, chefe da Defesa Civil Estadual, com a colaboração do tempo, a expectativa é de que as pessoas que precisaram deixar suas casas comecem a retornar a partir desta quarta-feira. O órgão segue alerta à previsão de chuvas ainda nesta semana, mas não projeta um impacto tão grande.

— A informação que tenho é que não vai ser pior do que está. Estou tentando sair da fase do socorro e da assistência para a fase da resposta, de dar o material, de limpar, recuperar, restabelecer a normalidade das famílias — diz Martins, lembrando que, ao longo da semana, kits de limpeza, higiene, dormitório (colchão e roupa de cama) e cestas básicas serão distribuídos em cidades afetadas.

A Defesa Civil segue monitorando municípios como Gravataí, Cachoeirinha, Esteio e Alvorada, na Região Metropolitana. Em Gravataí, quase 18 mil pessoas foram atingidas e 840 ficaram desabrigadas. Já em Alvorada, o número dos atingidos passou dos 6 mil. Há mais de 200 pessoas em abrigos.

Ao todo, 63 municípios foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A Região Metropolitana segue em alerta devido à chuva que provocou transtornos durante a madrugada. (ZH)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore