Rollemberg lança plano de obras de R$ 5 bi para quatro anos

 

As condições de Brasília em relação a saneamento, infraestrutura e mobilidade vão melhorar nos próximos anos. É o que mostra o plano de obras de 2015, divulgado na manhã desta quinta-feira (16) por membros do governo em reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na Residência Oficial de Águas Claras. Eles detalharam o cronograma dos trabalhos que serão retomados, que estão em andamento e que ainda serão iniciados. Estão previstos R$ 5 bilhões em investimentos. “O conjunto de obras certamente contribuirá para melhorias na qualidade de vida, na infraestrutura e nos serviços públicos”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

A crise financeira obriga o Executivo a buscar alternativas para assegurar esses investimentos. “Quase todas as obras contam com o apoio do governo federal, tanto por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) quanto dos empréstimos solicitados no início do ano à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil”, explicou o governador. “Também temos obras de financiamentos externos com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, acrescentou.

O plano também informa os órgãos responsáveis pelas obras, as fontes de recursos, o valor estimado e a previsão de conclusão. “Já iniciamos o Trecho 1 do Sol Nascente, obras de infraestrutura para conjuntos habitacionais como o Parque do Riacho e o Paranoá Parque, a estação de tratamento de Corumbá IV”, pontuou Rollemberg. O governador ressaltou que, ainda nesta semana, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciará o recapeamento da Avenida Samdu, em Taguatinga — parte de um programa que vai recuperar 177 quilômetros de vias públicas.

“Também temos o objetivo de retomar pequenos serviços, como ciclovias e calçadas”, adiantou o chefe do Executivo local, ao acrescentar que são estudadas formas de conseguir os recursos para garanti-los.

A apresentação foi conduzida pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Peres, que destacou a construção do segundo bloco do Hospital da Criança José Alencar — com retomada prevista para agosto —, a restauração do Espaço Cultural Renato Russo e a pavimentação e a drenagem em áreas do Sol Nascente, em Ceilândia, e de Vicente Pires. “Essas são, sem dúvidas, obras estruturantes para as comunidades”, disse.

Peres explicou que as prioridades foram definidas levando em conta financiamentos já existentes, como o PAC, que permitiu avanços nos programas habitacionais. “Decidimos dar continuidade ao que estava parado, recuperar recursos e projetar coisas novas”, esclareceu Peres. “Para isso, colocamos contrapartidas do governo local.”

Compuseram a mesa da apresentação a secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas; o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Luduvice; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos; e o líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Julio Cesar (PRB).

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore