O governador Rodrigo Rollemberg espera reconquistar o apoio da presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT).É uma espécie de correr atrás do prejuízo que podria ter sido evitado. Faltou humildade na convivência com a presidente da Câmara e parlmentares.
Só que por enquanto, o discurso governista passa longe da retirada de nomes vinculados ao PT da administração pública, questão central nas queixas da parlamentar.
O governador sinalizou ontem (03) que buscará a reconciliação com diálogo político, mas que não pretende mudar a atual filosofia de distribuição de cargos no governo.
“Nada na política é irreversível. A deputada fez uma manifestação. Tomou uma posição, que nós respeitamos. Mas tenho convicção, pelo diálogo que nós sempre tivemos com a deputada, com o PDT e com as forças democráticas, que continuaremos contanto com o seu apoio, no que diga respeito aos interesses de Brasília”, comentou Rollemberg.
Sem lotear
Na análise do governador, existe chance de reconquistar o apoio de Celina ainda neste ano. Rollemberg reforçou que o Buriti prioriza a construção de uma nova relação de forças com a base aliada, sem passar pelo loteamento de espaços.
“Todo processo de mudança traz instabilidade. Mas nada que o dialogo não supere. Acredito muito no diálogo, no respeito e na independência entre os Poderes”, completou. Segundo o governador, os principais desafios do governo são os problemas na saúde, mobilidade urbana, violência e ocupação desordenada.
O vice-governador Renato Santana considera que a turbulência política não deve recair sobre os ombros do governador, mas sim sobre todo corpo de governo. “Não tenho duvida que esse movimento da Celina dá uma sacudida e contribuíra também para que algumas luzes que se acenderam se apaguem. E que se acenda luz daquilo que a população espera”, ponderou.
Buriti pretende intensificar sua ação no Entorno
A participação no Visão Capital reforçou o compromisso do governador com o desenvolvimento do Entorno. Nas palavras de Rodrigo Rollemberg, o GDF deverá intensificar projetos para a Região Metropolitana, a exemplo da formação do consórcio de resíduos sólidos.
Rollemberg decidiu que no próximo ano fechará o Lixão da Estrutural e renovará o sistema de tratamento de detritos no DF. De acordo com o governador, o novo modelo deverá estar integrado com o Entorno. “É nosso objetivo fazer com que os resíduos de Planaltina e Sobradinho possam ser levados para o aterro sanitário de Planaltina de Goiás”, emendou.
Também existem projetos em parcerias com a iniciativa privada como a construção de um centro de convenções e uma escola de empreendedorismo. De acordo com o governador, os projetos de mobilidade também sairão do papel, a começar pelo trem de ligação entre o DF e Goiânia e transformação da linha férrea Brasília/Luziânia em trem de passageiros. Informações do Jornal de Brasília.