Para o presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, “os novos magistrados irão representar com saber jurídico a experiência adquirida no exercício da advocacia.”
Josaphá Francisco dos Santos já havia apresentado candidatura ao cargo, anteriormente, mas acabou sendo preterido pelo então presidente da OAB/DF, Francisco Caputo Bastos.
Desta vez, ele teve o nome escolhido em consulta pública promovida pela OAB/DF, em outubro passado, sem interferência da diretoria da entidade. Foi a primeira vez que a OAB/DF abriu um processo de votação a partir de consulta direta, com votos dos advogados inscritos regularmente na Seccional. A vaga para desembargador do TJDFT, oriunda do Quinto Constitucional, se deu em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador Dácio Vieira.
Baiano de Ilhéus, o advogado atuava como desembargador do TRE-DF há seis anos. Professor da Faculdade de Direito do UniCeub, Josaphá exerce a advocacia no Distrito Federal há mais de duas décadas.
Assim como o novo desembargador do TJDFT, a presidente da República também assinou importantes nomeações, no âmbito do Distrito Federal, para o Tribunal Regional da 1ª Região (TRF-1) e para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF). Para este último, o nomeado como juiz suplente foi o advogado Telson Luis Cavalcante Ferreira, que já foi vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF. Telson é professor de Direito Eleitoral e especialista em Direito Público.
Hércules Fajoses é o novo desembargador do TRF da 1ª região, também em vaga destinada a um membro da advocacia pelo Quinto constitucional. O advogado vai preencher a cadeira decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos Olavo Pacheco de Medeiros.