Imagens feitas por funcionários da rede pública e obtidas pela TV Globo mostram leitos de UTI que foram desativados, nesta semana, nos hospitais de Santa Maria e de Samambaia, no Distrito Federal. Nos vídeos feitos com celular é possível contar 31 vagas interditadas nas duas unidades. Segundo a Secretaria de Saúde, faltam profissionais e estrutura para as alas de internação.
Desde o início do ano, 218 pacientes recorreram à Defensoria Pública na tentativa de garantir um leito de UTI. Nesta terça (12), 81 pacientes aguardavam na fila por uma vaga, e muitos eram atendidos em unidades improvisadas.
O governador Rodrigo Rollemberg afirmou que o GDF está empenhado em resolver o problema. “Eu determinei ao secretário de Saúde que apresentasse à governança as condições para que, num prazo curto, a gente possa reabrir esses leitos de UTI.”
Em nota enviada à TV Globo, a Secretaria de Saúde afirma que os leitos foram fechados por “falta de profissionais, equipamentos ou adequação da estrutura”. A pasta diz garantir que novos respiradores artificiais serão comprados para restabelecer o atendimento na UTI de Santa Maria, mas não detalha o que será feito na unidade de Samambaia.
No documento, a secretaria diz que reativou 50 leitos de terapia intensiva desde o início do ano. Segundo a pasta, o DF tinha 400 vagas em operação nesta terça.(G1)