As Organizações PaulOOctavio inauguraram, no dia 21 de abril, o edifício PO 700, que fica no Setor de Rádio e TV Norte, quadra 702, lote D. Com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, é a obra de número 700 da história da PaulOOctavio e é o primeiro prédio da empresa a se habilitar a receber a Certificação LEED (em inglês, Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Design e Energia com Respeito ao Meio Ambiente) na Categoria Ouro. A inauguração do prédio faz parte das comemorações dos 40 anos da PaulOOctavio.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos secretários Julio Cesar Peres (Obras) e Jayme Recena (Turismo) e dos deputados Bispo Renato e Raymundo Ribeiro, além de vários pioneiros da cidade, como Roosevelt Beltrão (presidente do Clube dos Pioneiros) e Geraldo Vasconcelos. Em seu discurso de saudação, o secretário de Obras, Júlio César Peres, que representava o governador Rodrigo Rollemberg, lembrou a tradição de inaugurações da PaulOOctavio em 21 de abril e destacou seu trabalho na cidade. “Para quem trabalha com desenvolvimento, 40 anos são só o começo”, disse.
Na sequência, em nome da Câmara Legislativa, o deputado distrital Raymundo Ribeiro destacou a presença do ex-governador Vanderlei Valim e disse que Brasília precisa voltar a ser motivo se orgulho para todos, em homenagem a JK e aos candangos. Ele também destacou a qualidade da PO 700 “Esta obra está sintonizada com a questão ambiental, que dita o rumo do desenvolvimento”, acrescentou.
Antes de iniciar sua fala, o empresário Paulo Octavio chamou o mestre de obras e os engenheiros que atuaram na PO 700, assim como o arquiteto Ruy Ohtake, lembrando as duas inaugurações anteriores de projetos dele para a empresa, o Brasília Shopping e o complexo Golden e Royal Tulip. “O dia 21 de abril é como se fosse meu aniversário. Me fascina ver a nossa cidade evoluindo e a minha geração viveu toda a odisseia da construção e desenvolvimento da cidade. Assim, no aniversário, a nossa empresa, que só investe aqui, tem uma inauguração para comemorar, mas sempre de um projeto bonito e que fique marcado na história”, destacou.
Paulo Octavio também fez questão de lembrar as inovações introduzidas na PO 700. “Esta não é uma obra qualquer. Estamos nos habilitando à Certificação Leed pelo cuidado que tivemos. É o tipo de diretriz que todas as empresas deviam adotar”, acrescentou, antes de cortar um bolo pelo aniversário de 55 anos da cidade.
Com uma área total de 49.322,36m², o PO 700 tem 672 vagas de garagem em seu subsolo, seis pavimentos vazados e um andar de cobertura. No térreo, há espaço para duas lojas. Toda a sua construção foi feita respeitando padrões ambientais dos Green Buildings (prédios verdes, ecologicamente corretos), uma tendência internacional que chega ao País.
Desde a execução da obra, a orientação dada pelo engenheiro responsável pela obra, Aldo Rezende, foi a de seguir passo a passo as normas do Conselho Norte-Americano de Edifícios Verdes (USGBC, sigla em inglês do United States Green Building Council), que emite a Certificação LEED. “Isso resultou em economia e melhorias no trabalho no canteiro”, afirma Rezende “Aproveitamos sobra de concreto para construir blocos de meio-fio, reutilizamos toda a madeira, que é reciclada e reenviada à nossa Central de Produção, para ser disponibilizada a outras obras, entre outras medias”, conta.
Além disso, o empreendimento obedece outras regras, como a eficiência energética; economia de água; espaço para coleta seletiva; acessibilidade a transporte público; adoção de incentivos para o uso de veículos mais ecológicos, como bicicletas; excelente qualidade interna do ar; redução de 50% do entulho na obra; compra de, ao menos, 20% dos materiais com produtores locais; utilização de 20% de material reciclado na construção; uso de tintas com baixo índice de volatilidade; entrega do imóvel com dispositivos de economia de água; adoção, no paisagismo, de espécies nativas; e reuso da água de chuva para a irrigação.